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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
res de um programa educacional para professores (Teixeira,
1963).
OBJETIVO(S)
No campo dos objetivos pretendemos delinear, como
que guiados pelos três princípios de procedimentos para
ação docente dialógico-problematizadora, organizaríamos
o referido programa educacional, em sua matriz didático-
-metodológica.
Inicialmente, problematizamos que, em especial na
situação-problema golpe de Estado de 2016, vivida inten-
samente por todos nós, o princípio “Não há docência sem
discência” (Freire, 1996) está encharcado de sentido peda-
gógico, pois os sujeitos cognoscentes envolvidos, docen-
tes e discentes, precisam estar sendo educador-educando
e educando-educador. Em outras palavras, é necessário e
indispensável a instalação do diálogo-problematizador, de
natureza amorosa e não constrangedora, mas que não se
caracterize bate-papo informal.
A seguir e, não menos importante, ao invés disso, im-
porta saber o saber essencial, o educador-educando, mes-
mo com mais história cognoscente, habilidades e compe-
tências escolares, não pode explicar ou proferir a respeito
do acontecido, seja lá por quais referenciais teóricos, pois
“Ensinar não é transferir conhecimento”. Conhecimento na
esfera do par Ciência-Tecnologia não se comunica unidire-
cionalmente como o fazem os meios de comunicações com
as informações que consideramos veladas e distorcidas.
Neste escopo pedagógico o movimento codificação-desco-
dificação é quintessência da cognoscência para a liberdade.
Em outras palavras, é preciso investigar a temática com os
educandos-educadores, para saber o que sabem e reduzi-la
tematicamente, extraindo desse processo os temas gerado-
res a ensinar-aprender, sempre dialógico-problematizadora,
insistamos.
Finalmente, talvez o mais importante dos três princí-
pios pedagógicos para a autonomia humana, que é “Ensinar