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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

é uma especificidade humana”. Nós diríamos mais, sem a

pretensão de completar o autor (Freire, 1996), é preciso ter

como fio condutor do diálogo-problematizador que ensinar,

assim como aprender (pois formam um par indissociável do

processo cognoscente), é uma especificidade humana. Em-

bora, às vezes, possamos duvidar disso, em especial quando

nosso animal de estimação adota condutas esperadas e de-

sejadas, não podemos jamais acreditar que, via processo do

ensino-aprendizagem praticarão algum dia a liberdade com

autonomia. Em outras palavras, apenas nós seres humanos

temos potencialidades de vir a ser mais, construir história,

viver mudanças….

REFERENCIAL TEÓRICO

Sem ter a intencionalidade de deslocar a Pedagogia

do Oprimido (Freire, 1970), ou mesmo a Pedagogia da Auto-

nomia (1996), o referencial teórico deste trabalho é a “Edu-

cação como Prática da Liberdade” (Freire, 1967). Isso porque

a sua própria estrutura organizacional nos ensina a como

proceder a leitura da realidade, em especial no recorte te-

mático escolhido, ou seja, o golpe de Estado de 2016.

No capítulo “A Sociedade em Transição”, o autor a

analisa como nós vivemos um golpe de Estado. Cabe-nos

destacar que, o conceito de transição em Freire está no sen-

tido incompletude da conscientização democrática, jamais

assumidamente concluída.

“Vivia o Brasil, exatamente, a passagem de uma

para outra época. Daí que não fosse possível ao

educador, então, mais do que antes, discutir o seu

tema específico, desligado do tecido geral do novo

clima cultural que se instalava, como se pudesse ele

operar isoladamente. E que temas e que tarefas te-

riam sido esvaziados e estariam esvaziando-se na

sociedade brasileira de que decorressem a supera-

ção de uma época e a passagem para outra? Todos

os temas e todas as tarefas características de uma

“sociedade fechada”. 11 Sua alienação cultural, de

que decorria sua posição de sociedade “reflexa” e