XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
é uma especificidade humana”. Nós diríamos mais, sem a
pretensão de completar o autor (Freire, 1996), é preciso ter
como fio condutor do diálogo-problematizador que ensinar,
assim como aprender (pois formam um par indissociável do
processo cognoscente), é uma especificidade humana. Em-
bora, às vezes, possamos duvidar disso, em especial quando
nosso animal de estimação adota condutas esperadas e de-
sejadas, não podemos jamais acreditar que, via processo do
ensino-aprendizagem praticarão algum dia a liberdade com
autonomia. Em outras palavras, apenas nós seres humanos
temos potencialidades de vir a ser mais, construir história,
viver mudanças….
REFERENCIAL TEÓRICO
Sem ter a intencionalidade de deslocar a Pedagogia
do Oprimido (Freire, 1970), ou mesmo a Pedagogia da Auto-
nomia (1996), o referencial teórico deste trabalho é a “Edu-
cação como Prática da Liberdade” (Freire, 1967). Isso porque
a sua própria estrutura organizacional nos ensina a como
proceder a leitura da realidade, em especial no recorte te-
mático escolhido, ou seja, o golpe de Estado de 2016.
No capítulo “A Sociedade em Transição”, o autor a
analisa como nós vivemos um golpe de Estado. Cabe-nos
destacar que, o conceito de transição em Freire está no sen-
tido incompletude da conscientização democrática, jamais
assumidamente concluída.
“Vivia o Brasil, exatamente, a passagem de uma
para outra época. Daí que não fosse possível ao
educador, então, mais do que antes, discutir o seu
tema específico, desligado do tecido geral do novo
clima cultural que se instalava, como se pudesse ele
operar isoladamente. E que temas e que tarefas te-
riam sido esvaziados e estariam esvaziando-se na
sociedade brasileira de que decorressem a supera-
ção de uma época e a passagem para outra? Todos
os temas e todas as tarefas características de uma
“sociedade fechada”. 11 Sua alienação cultural, de
que decorria sua posição de sociedade “reflexa” e