XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1217
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
mo da codificação-descodificação, com o intuito de iniciar
a produção, por nós mesmo, do nosso sistema de gráficos,
esquemáticos, conceituais de compreensão da realidade
concreta. Trata-se de praticar, “não apenas conhecimento,
mas reconhecimento, sem o que não há verdadeira aprendi-
zagem” (Freire, 1967, p.125).
Resumindo, do ponto de vista analítico, o que preten-
demos é à medida que praticamos este método ativo, nos
conscientizemos em torno de sua problemática, em torno
de sua condição de pessoa, por isso de sujeitos, nos ins-
trumentalize para as nossas opções, tomadas de decisão
cotidianas. Aí, então, podemos afirmar que esta educação
mesmo nos politizará.
RESULTADOS ESPERADOS
Principal resultado esperado é a composição de Situa-
ções Existenciais que possibilitam a apreensão do conceito
de Cultura (Azevedo, 1943), destacando nós mesmos, no
mundo e com o mundo. Desta forma, nos colocaremos con-
tidos na Natureza e produtores de Cultura (transformação
científico-tecnológica). Além disso, pretendemos apresentar
como resultado esperado um processo de investigação te-
mática e redução temática, com temas geradores circunscri-
tos no cone da preocupação temática golpe de Estado 2016.
Em outras palavras, a constituição do referido currículo, im-
plementado em Círculo de Cultura, é o nosso arcabouço de
resultados esperados.
Convém ressaltar que já assumimos como tema do-
bradiça a transformação da realidade concreta, em nosso
caso golpe de Estado de 2016, pelos seres humanos, com os
seus trabalhos nas esferas dos poderes constitucionais (exe-
cutivo, judiciário e legislativo). Em outras palavras, o golpe
de Estado de 2016 será apresentado como produto do tra-
balho dos seres humanos sobre a realidade concreta.
O que é essencial, nesta produção de resultados espe-
rados, é fazer com que nossos educandos-educadores ajam
como “uma mulher, residente em um conventillo (cortiço)