Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1218 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1218 / 2428 Next Page
Page Background

1218

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de Santiago, na experiência realizada por um dos membros

da equipe, Patricio Lopes. ‘

Gosto de discutir sobre isto

’,

disse ela, referindo-se à situação representada, ‘

porque

vivo assim. Enquanto vivo, porém, não vejo. Agora, sim,

observo como vivo

’ (Freire, 1967, p.155, grifos nossos). Essa

é a quintessência dos resultados esperados por nós: desen-

volver o gosto pelo diálogo-problematizador e ingressar na

esfera da conscientização.

REFERÊNCIAS

Azevedo, F.

A Cultura Brasileira: introdução ao estudo da

cultura no Brasil. Rio de Janeiro.

Instituto Brasileiro

de Geografia e Estatística (IBGE), Comissão Censitária

Nacional, 1943.

Barbu, Z.

Democracy and dictatorship,: their psychology

and patterns of life

. Grove Press, New York, 1956.

Freire, P.

Educação como Prática da Liberdade

. Paz e Terra,

Rio de Janeiro, 1967 (disponível em

http://www.dhnet. org.br/direitos/militantes/paulofreire/livro_freire_edu cacao_pratica_liberdade.pdf

)

F

reire, P

Pedagogia do Oprimido

. Paz e Terra, Rio de Ja-

neiro, 1970 (disponível em

http://www.dhnet.org.br/ direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedago gia_do_oprimido.pdf )

_____.

Pedagogia da Automonia

. Paz e Terra, Rio de Janeiro,

1996 (disponível em

http://forumeja.org.br/files/Auto nomia.pdf )

Teixeira, Anísio.

Revolução e Educação.

Revista Brasileira de

Estudos Pedagógicos, vol. v. 39, n. 90, abr./jun., p. 3-7

.

Brasília,1963.

Vieira Pinto, A.

Consciência e Realidade Nacional.

ISEB,

MEC, Rio de Janeiro, 1961.