XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1223
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
REFERÊNCIAS:
ANDREOLA, Balduíno Antonio. A universidade e o colonia-
lismo denunciado por Fanon, Freire e Sartre.
Cadernos
de Educação
, FaE/PPGE/UFPel, Pelotas [29], p. 45 - 72,
julho/dezembro 2007.
BALLESTRIM, Luciana. América Latina e o giro decolonial.
Re-
vista Brasileira de Ciências Política
, n. 11. vol. 1, 2013.
FREIRE, Paulo.
Ação cultural para a liberdade:
e outros escri-
tos. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1976.
______.
Educação como prática para a liberdade:
e outros es-
critos. rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
______.
Pedagogia do oprimido.
1 ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1970.
LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocen-
trismo e ciências sociais. Perspectivas latino-america-
nas. Colección Sur Sur, CLACSO: Buenos Aires, 2005.
MIGNOLO, Walter.
El pensamiento decolonial:
desprendi-
miento e apertura. In. El giro decolonial: reflexiones
para una diversidad epistémica más allá del capitalis-
mo global. Santiago Castro-Gómez; Ramón Grosfo-
guel (Orgs.). Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.
SHIVA, Vandana.
Monoculturas da Mente:
perspectiva da bio-
diversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.