1226
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mada de consciência que se opera nos homens enquanto tra-
balham” (FREIRE, 1983, p.76). Todavia, é necessária não cair
na armadilha de que teoria e prática se diluem uma na outra.
Na verdade, assumir a educação problematizadora
como princípio nos programas de formação docente nos
cursos de licenciatura, é romper com a concepção bancária
da educação como instrumento da opressão, elemento ana-
lisado ao longo da pesquisa.
A formação de professores é um tema caro e urgente
no Brasil e que reveste-se de complexidade. Diante disso,
certamente o projeto em desenvolvimento irá contribuir
para o fortalecimento do campo da Pedagogia da Educação
Superior (ensinar, aprender, avaliar), examinando elementos
de ruptura, ressignificando o campo da formação de profes-
sores e aprofundando reflexões a respeito das estratégias
metodológicas e das próprias propostas curriculares para os
cursos de graduação.
OBJETIVO
Este trabalho tem como foco apresentar o desenvolvi-
mento de uma investigação acerca da formação de profes-
sores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Farroupilha (IFFar) com o objetivo de oportunizar a partici-
pação dos servidores e alunos em um processo de forma-
ção, na perspectiva de definir os princípios epistemológicos,
didático-pedagógicos e políticos que precisam sustentar as
propostas dos Cursos de Licenciatura, visando consolidar
inovações pedagógicas, como caminho para uma formação
docente da melhor qualidade.
METODOLOGIA
No intuito de buscar subsídios para empreender ações
inovadoras nos Cursos de Licenciatura, o caminho metodo-
lógico se pautou a partir de seguintes etapas:
Este trabalho nasceu de um projeto de pesquisa que
tem como problema central investigar: Quais são os princí-