Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1226 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1226 / 2428 Next Page
Page Background

1226

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mada de consciência que se opera nos homens enquanto tra-

balham” (FREIRE, 1983, p.76). Todavia, é necessária não cair

na armadilha de que teoria e prática se diluem uma na outra.

Na verdade, assumir a educação problematizadora

como princípio nos programas de formação docente nos

cursos de licenciatura, é romper com a concepção bancária

da educação como instrumento da opressão, elemento ana-

lisado ao longo da pesquisa.

A formação de professores é um tema caro e urgente

no Brasil e que reveste-se de complexidade. Diante disso,

certamente o projeto em desenvolvimento irá contribuir

para o fortalecimento do campo da Pedagogia da Educação

Superior (ensinar, aprender, avaliar), examinando elementos

de ruptura, ressignificando o campo da formação de profes-

sores e aprofundando reflexões a respeito das estratégias

metodológicas e das próprias propostas curriculares para os

cursos de graduação.

OBJETIVO

Este trabalho tem como foco apresentar o desenvolvi-

mento de uma investigação acerca da formação de profes-

sores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Farroupilha (IFFar) com o objetivo de oportunizar a partici-

pação dos servidores e alunos em um processo de forma-

ção, na perspectiva de definir os princípios epistemológicos,

didático-pedagógicos e políticos que precisam sustentar as

propostas dos Cursos de Licenciatura, visando consolidar

inovações pedagógicas, como caminho para uma formação

docente da melhor qualidade.

METODOLOGIA

No intuito de buscar subsídios para empreender ações

inovadoras nos Cursos de Licenciatura, o caminho metodo-

lógico se pautou a partir de seguintes etapas:

Este trabalho nasceu de um projeto de pesquisa que

tem como problema central investigar: Quais são os princí-