XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
como sujeito crítico, epistemologicamente curioso, que cons-
trói o conhecimento ou participa de sua construção. É graças
a esta habilidade de apreender que é possível reconstruir um
mau aprendizado, o em que o aprendiz foi puro paciente da
transferência do conhecimento feita pelo educador.
Aprender é construir, reconstruir, constatar para mu-
dar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do
espírito, e desta forma, apresentando-se como um desafio
para os docentes, ensinar de forma que a apreensão se faça
presente nas mais diferentes maneiras.
Outro princípio que merece destaque é a construção
da cidadania do estudante através do trabalho do educador,
Paulo Freire aponta para a educação com vistas à cidadania,
podendo ser considerado como um de seus objetivos des-
de o início da sua atuação na área da educação. Conforme
Herbert (2008), no dicionário de Paulo Freire, a cidadania é
apresentada como apropriação da realidade para nela atuar,
participando conscientemente em favor da emancipação.
Para Freire todo ser humano pode e necessita ser conscien-
te de sua cidadania, e assim, consciente de sua situação e de
seus direitos e deveres como pessoa humana. O humanismo
progressista está associado à vivência da cidadania em uma
realidade e com a qual o sujeito se encontra. A cidadania,
em Freire, tem características de coletividade, pois “ninguém
liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se
libertam em comunhão” (FREIRE, 1981, p. 27).
Freire faz também um comparativo entre alfabetização
e cidadania, expressando que: “Seria mais forte ainda se dis-
séssemos: a alfabetização como formação da cidadania ou
a alfabetização como formadora da cidadania” (2000, p.45).
Alfabetizar. Conforme Freire, necessita ser um ato político,
e a partir disso, então, conduz à cidadania. Isso vai além de
aprender as letras, se faz necessário fazer uma leitura do
mundo para operar transformação com vistas a vivência da
cidadania.
Já o trabalho de cidadania do educador se mostra
através da luta por um melhor ambiente de trabalho, defen-
dendo sua dignidade e a prática docente como prática ética.