XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1237
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
lógicos, didático-pedagógicos, políticos e metodológicos
que precisam sustentar os currículos das licenciaturas dos
Institutos Federais, contribuindo de forma significativa com
propostas que contemplem as exigências sociais, econô-
micas e culturais diversificadas. Constituir o IFFar -
Campus
Santo Ângelo, como espaço compartilhado de reflexão e
problematização de conhecimentos no campo da formação
de professores, instituindo cursos com maior densidade e
significância acadêmica, é um desafio permanente.
Nesse contexto, compreende-se que a formação ini-
cial precisa ser pensada e organizada no interior das ins-
tituições, compreendida como uma intervenção necessária
para provocar mudanças e favorecer a qualidade de todo o
Sistema Nacional de Educação, construindo um novo pro-
fissionalismo docente de acordo com as ideias educativas
democráticas e dialógicas, fortalecendo sobremaneira os
conhecimentos do campo profissional.
Se podes ver, repara! Reparar é olhar com atenção!
Envolvidos com nosso trabalho nem sempre para-
mos para refletir. Isso nos impede de reparar, de
fazer reflexão! Mas alguns automatismos nos levam
adiante! Porém é preciso ter cuidado para que a
vida e o trabalho não se deem em automatismo. É
preciso reparar! (RIOS, 2012, s.p.).
ANÁLISE
Considerando que o IFFar incentiva o desenvolvimen-
to de pesquisas que promovam um retorno imediato à co-
munidade e arranjos produtivos locais e regionais, conjec-
tura-se que esse movimento de estudos e investigações irá
contribuir para a ampliação do debate, com vistas a consti-
tuir uma sólida e articulada proposta de formação de pro-
fessores para a educação profissional e tecnológica no IFFar
– Campus
Santo Ângelo.
Portanto, com o desenvolvimento desse projeto, foi
possível especificar alguns princípios epistemológicos, didá-
tico-pedagógicos, políticos e metodológicos que precisam
sustentar os currículos das licenciaturas dos Institutos Fede-