XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1241
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
DISTINTOS ENCONTROS: EDUCADORA
ESCOLAR E EDUCADORA SOCIAL EM
ESPAÇO FREIREANO PRODUTIVO
Mirele Pinheiro de Mello
1
Graziela Badaraco Costa
2
VIVENDO NOVAS EXPERIÊNCIAS
Na busca constante do conhecimento, duas educa-
doras encontraram-se, há um ano e meio atrás, no Curso
Aprender a alfabetizar na perspectiva das alfabetizações de
mundos, promovido pelo Espaço Pedagógico Livre e Autô-
nomo POIESIS/Porto Alegre/RS. Uma, iniciando suas expe-
riências como educadora social, e a outra com dezenove
anos de prática em sala de aula - diferentes mundos, di-
versas experiências e inquietudes que encontraram-se para
descobrir novas formas de saber e conhecer. Descobriram
que sim, podiam e precisavam compartilhar suas produções.
Sendo assim, começaram a recordar todo o caminho per-
corrido e iniciaram a escrita desse trabalho. A Poiesis, como
espaço nutridor, envolveu e convidou esse coletivo a produ-
zir movimentos de registros e reflexões de suas práticas so-
ciais e pedagógicas e de suas professoralidades, assim como
partilharem o produzido. Por meio de metodologia orienta-
da por processos circulares, as produções vão sendo cons-
truídas e o medo de escrever e partilhar vai sendo dissipado.
DESENVOLVENDO MOVIMENTOS NO APRENDER A
ALFABETIZAR
Aprender a alfabetizar crianças pequenas: essa era a
vontade das educadoras quando se interessaram pelo Cur-
so Aprender a Alfabetizar. Não imaginavam o quanto suas
1
Educadora na Rede Pública de Porto Alegre/RS. Pedagoga. Membro da
Poiesis.
2
Relações Públicas. Educadora Social em processo. Organizadora Cultural
da Poiesis.
escidada@hotmail.com