XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1239
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
________.
Pedagogia do oprimido.
9. ed. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1981.
FREIRE, P.; SHOR, I..
Medo e ousadia
. O Cotidiano do pro-
fessor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
HERBERT, Sérgio Pedro.
Cidadania.
In: STRECK, D. R.; REDIN,
E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo
Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
GADOTTI, Moacir.
Escola.
In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZIT-
KOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Hori-
zonte: Autêntica Editora, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.).
Saberes pedagógicos e
atividade docente
. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
RIOS, Terezinha A.
O protagonismo do professor na con-
dução do protagonismo do aluno
. In: Encontro Mu-
nicipal de Educação, XIII, 2012, Teatro Municipal de
Montenegro, RS. Ata. Arquivos da Secretaria Munici-
pal de Educação e Cultura de Montenegro, Montene-
gro-RS, 2012.
SEVERINO, Antônio Joaquim.
Metodologia do trabalho
científico
. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
TARDIF, M.; LESSARD, C.
O trabalho docente
: elementos
para uma teoria da docência como profissão de inte-
rações humanas. Petrópolis: Vozes, 2008.