1236
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
perspectivas de se construir novos paradigmas, viabilizan-
do contribuir para uma educação de melhor qualidade, com
professores e alunos mais críticos, mais atuantes, visando a
estruturar no cotidiano das instituições de ensino superior,
um leque de aprendizagens que façam sentido para todos.
Os resultados dessa investigação foram construídos
buscando consolidar práticas inovadoras para o Curso de
Licenciatura em Computação em andamento no
Campus
Santo Ângelo. E, ainda, construir referenciais para embasar
propostas de novos cursos de Licenciatura com densidade e
significância acadêmica, capazes de melhorar significativa-
mente a qualidade de ensino nas inúmeras escolas brasilei-
ras, apoiada pelo fortalecimento do perfil formativo para os
novos profissionais da educação.
Referindo-se sobre nossos princípios destacamos
também à, Pimenta (2005, p.20), que acredita de que “o de-
safio, então, posto aos cursos de formação inicial, é o de no
processo de passagem dos alunos de seu ver o professor
como aluno ao seu ver-se como professor. Isto é, de cons-
truir a sua identidade de professor. Para o que os saberes da
experiência não bastam”.
RESULTADOS ALCANÇADOS
A qualidade do ensino dos Cursos de Licenciatura no
Instituto Federal Farroupilha, mobilizou esse estudo, com a
finalidade de construir caminhos para garantir uma forma-
ção docente da melhor qualidade. Considerando que o IFFar,
incentiva o desenvolvimento de pesquisas que promovam
um retorno imediato à comunidade e arranjos produtivos
locais e regionais, conjectura-se que esse movimento de es-
tudos e investigações contribui para a definição de indica-
dores de qualidade para a educação profissional, científica
e tecnológica.
Há uma intencionalidade de que, com o desenvol-
vimento deste trabalho, é possível compreender de forma
mais precisa a formação de professores desenvolvida no
IFFar, e, assim, ter clareza quanto aos princípios epistemo-