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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

perspectivas de se construir novos paradigmas, viabilizan-

do contribuir para uma educação de melhor qualidade, com

professores e alunos mais críticos, mais atuantes, visando a

estruturar no cotidiano das instituições de ensino superior,

um leque de aprendizagens que façam sentido para todos.

Os resultados dessa investigação foram construídos

buscando consolidar práticas inovadoras para o Curso de

Licenciatura em Computação em andamento no

Campus

Santo Ângelo. E, ainda, construir referenciais para embasar

propostas de novos cursos de Licenciatura com densidade e

significância acadêmica, capazes de melhorar significativa-

mente a qualidade de ensino nas inúmeras escolas brasilei-

ras, apoiada pelo fortalecimento do perfil formativo para os

novos profissionais da educação.

Referindo-se sobre nossos princípios destacamos

também à, Pimenta (2005, p.20), que acredita de que “o de-

safio, então, posto aos cursos de formação inicial, é o de no

processo de passagem dos alunos de seu ver o professor

como aluno ao seu ver-se como professor. Isto é, de cons-

truir a sua identidade de professor. Para o que os saberes da

experiência não bastam”.

RESULTADOS ALCANÇADOS

A qualidade do ensino dos Cursos de Licenciatura no

Instituto Federal Farroupilha, mobilizou esse estudo, com a

finalidade de construir caminhos para garantir uma forma-

ção docente da melhor qualidade. Considerando que o IFFar,

incentiva o desenvolvimento de pesquisas que promovam

um retorno imediato à comunidade e arranjos produtivos

locais e regionais, conjectura-se que esse movimento de es-

tudos e investigações contribui para a definição de indica-

dores de qualidade para a educação profissional, científica

e tecnológica.

Há uma intencionalidade de que, com o desenvol-

vimento deste trabalho, é possível compreender de forma

mais precisa a formação de professores desenvolvida no

IFFar, e, assim, ter clareza quanto aos princípios epistemo-