1238
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
rais, contribuindo de forma significativa com propostas que
contemplem as exigências sociais, econômicas e culturais
diversificadas e, assim, os professores formados estejam em
sintonizados com as demandas da sociedade atual, numa
perspectiva dialógica, emancipatória e inclusiva.
Ampliar e aprofundar a literatura pedagógica brasilei-
ra, com estudos e pesquisas a respeito da formação de pro-
fessores e especificidades dos cursos de licenciatura, tam-
bém é uma relevante contribuição do estudo à sociedade
como um todo.
REFERÊNCIAS
ANASTASIOU, L. das G. C. (Org); ALVES, L. P..
Processos de
ensinagem na universidade:
pressupostos para as
estratégias de trabalho em aula. 7 ed. Joinville, SC:
UNIVILLE, 2007.
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F.;
O método
nas ciências naturais e sociais:
Pesquisa quantitativa
e qualitativa. São Paulo: Ed.Thomson, 1998.
BRASIL.
Lei nº 11.892 de dezembro de 2008.
Institui a Rede
Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnoló-
gica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia, e dá outras providências. Presidência da
República. Brasília, 2008.
______.
Decreto Nº 8.752, de 9 de maio de 2016.
Dispõe
sobre a Política Nacional de Formação dos Profissio-
nais da Educação Básica. Presidência da República.
Brasília, 2016.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra,
2001.
________.
Politica e educação.
4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
________.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
________.
Educação e mudança.
Rio de Janeiro. Paz e terra,
1983.