Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1233 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1233 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1233

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

de estudar, selecionar, organizar e propor as melhores fer-

ramentas facilitadoras para que os estudantes se apropriem

do conhecimento.

A autora ainda destaca que as estratégias visam à

consecução de objetivos, portanto, há que ter clareza sobre

aonde se pretende chegar naquele momento com o proces-

so de ensinagem. Desta forma, para romper com as formas

tradicionais memorizativas, estabelecidas ao longo da his-

tória, a saída tem sido a criação coletiva de momentos de

experimentação, vivência e reflexão sistemática, com relatos

de experiências. Dentre as estratégias, a aula expositiva dia-

logada para superar a tradicional palestra docente; Estudo

de texto; Portfólios; Tempestade Cerebral,

É

uma possibili-

dade de estimular a geração de novas ideias de forma es-

pontânea e natural, deixando funcionar a imaginação; Mapa

conceitual; Estudo Dirigido; lista de discussão por meios in-

formatizados.

O comprometimento com o desenvolvimento local

e regional é um princípio explicitado na Lei nº 11.892, de

29 de dezembro de 2008, a qual instituiu/ os Institutos Fe-

derais, apresentando como uma das finalidades do IFFar o

compromisso de promover o desenvolvimento socioeconô-

mico da região onde a instituição estiver inserida, por meio

da oferta de “educação profissional e tecnológica, em todos

os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cida-

dãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores

da economia” (BRASIL, 2008).

Nesse sentido, Gadotti (2008) apresenta como uma

das definições de escola por Freire, em seu dicionário, o es-

tudioso vê a escola como instituição social, responsável por

contribuir para a manutenção e transformação social. A es-

cola, se caracteriza não apenas como um local de estudos,

mas também como um local de encontros, conversas, con-

frontos de opiniões, discussões, e fazeres políticos. Contudo,

a escola não é capaz de mudar tudo e nem pode mudar a

si mesma sozinha, estando intimamente ligada à sociedade

que a mantém. Ela é, ao mesmo tempo, fator e produto da