XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1233
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
de estudar, selecionar, organizar e propor as melhores fer-
ramentas facilitadoras para que os estudantes se apropriem
do conhecimento.
A autora ainda destaca que as estratégias visam à
consecução de objetivos, portanto, há que ter clareza sobre
aonde se pretende chegar naquele momento com o proces-
so de ensinagem. Desta forma, para romper com as formas
tradicionais memorizativas, estabelecidas ao longo da his-
tória, a saída tem sido a criação coletiva de momentos de
experimentação, vivência e reflexão sistemática, com relatos
de experiências. Dentre as estratégias, a aula expositiva dia-
logada para superar a tradicional palestra docente; Estudo
de texto; Portfólios; Tempestade Cerebral,
É
uma possibili-
dade de estimular a geração de novas ideias de forma es-
pontânea e natural, deixando funcionar a imaginação; Mapa
conceitual; Estudo Dirigido; lista de discussão por meios in-
formatizados.
O comprometimento com o desenvolvimento local
e regional é um princípio explicitado na Lei nº 11.892, de
29 de dezembro de 2008, a qual instituiu/ os Institutos Fe-
derais, apresentando como uma das finalidades do IFFar o
compromisso de promover o desenvolvimento socioeconô-
mico da região onde a instituição estiver inserida, por meio
da oferta de “educação profissional e tecnológica, em todos
os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cida-
dãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores
da economia” (BRASIL, 2008).
Nesse sentido, Gadotti (2008) apresenta como uma
das definições de escola por Freire, em seu dicionário, o es-
tudioso vê a escola como instituição social, responsável por
contribuir para a manutenção e transformação social. A es-
cola, se caracteriza não apenas como um local de estudos,
mas também como um local de encontros, conversas, con-
frontos de opiniões, discussões, e fazeres políticos. Contudo,
a escola não é capaz de mudar tudo e nem pode mudar a
si mesma sozinha, estando intimamente ligada à sociedade
que a mantém. Ela é, ao mesmo tempo, fator e produto da