XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1229
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
A terceira etapa se estabelece através do exercício de
pesquisa, o diálogo entre os servidores e os aportes teóricos
e legais será fundamental. Desse modo, recorda-se que o
diálogo institui-se como opção metodológica fundamental
tornando-se condição de necessidade da própria distinção
humana. Assim, “O diálogo deve ser entendido como algo
que faz parte da própria natureza histórica dos seres hu-
manos. É parte de nosso progresso histórico do caminho
para nos tornarmos seres humanos.” (FREIRE; SHOR, 1987,
p. 122-123). Logo, o diálogo, como capacidade humana será
uma dimensão valorizada no desenvolvimento do projeto.
Ou seja, o diálogo, como opção metodológica da pesqui-
sa, irá favorecer a busca por referenciais teóricos e políti-
cas públicas que hoje discutem a formação de professores,
favorecendo o entendimento de concepções relevantes na
construção de uma proposta de Curso de Licenciatura.
A quarta etapa é composta pela análise das entrevis-
tas. Mostrando-se imprescindível discutir e analisar as con-
tribuições dos sujeitos envolvidos.
E por fim, realizar a análise conclusiva, publicar e dis-
ponibilizar à comunidade, com base nas obras bibliográficas
consultadas, aportes legais, articulando com as narrativas
dos sujeitos, com o objetivo de socializar os conhecimentos
adquiridos através da contribuição de alunos e servidores
do Instituto Federal Farroupilha, visando assim contribuir de
maneira significativa para qualificar os cursos de Licenciatu-
ras no IFFar.
REFERENCIAL TEÓRICO
Essa pesquisa ainda encontra-se em fase de desen-
volvimento, mas é possível afirmar, que de acordo com a
literatura pedagógica analisada, os principais princípios que
precisam balizar os cursos de licenciatura estão assim con-
templados: um programa sob a responsabilidade e com-
prometimento do coletivo dos servidores, na condição de
professores/formadores são, com efeito, os protagonistas
na realização do programa de formação, ou seja, a qualida-