XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1225
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
DISCUSSÕES SOBRE PRINCÍPIOS
EPISTEMOLÓGICOS NA FORMAÇÃO
PEDAGÓGICA DO IF FARROUPILHA
SEGUNDO FREIRE E OUTROS AUTORES
Samuel Müller Forrati
1
Eliane de Lourdes Felden
2
Anderson Daniel Stochero
3
INTRODUÇÃO
A formação inicial de professores é uma temática que
foi investigada, inicialmente, por uma pesquisa bibliográfica,
com a finalidade de identificar as produções contemporâ-
neas que tratam da temática em questão. O IFFar, assume a
formação de professores, como política institucional, desse
modo, é indiscutível a necessidade de empreender ações
capazes de inovar o processo de formação política, científica
e pedagógica dos docentes.
Nesse sentido, faz-se imprescindível questionar acerca
de quais são os saberes docentes necessários para o desen-
volvimento de uma prática educativa progressista.
Numa
perspectiva problematizadora
, é fundamental que a edu-
cação como processo, desafie a procura, “a emersão das
consciências, para que aconteça a inserção crítica do sujeito
na realidade, facilitando a construção da consciência reflexi-
va e politizada acerca dos fios que tecem a realidade social”
(FREIRE, 1983, p.76).
Desta forma, é necessário centrar as preocupações da
educação problematizadora para “o aprofundamento da to-
1
Acadêmico do Instituto Federal Farroupilha,
Campus
Santo Ângelo, Cur-
so de Tecnologia em Sistemas para Internet. E-mail:
<samuel.forrati@ iffarroupilha.edu.br>.
2
Docente Pedagoga no Instituto Federal Farroupilha,
Campus
Santo Ânge-
lo/RS. E-mail:
<eliane.felden@iffarroupilha.edu.br>.
3
Acadêmico do Instituto Federal Farroupilha,
Campus
Santo Ângelo, Curso
de Tecnologia em Sistemas para Internet. E-mail:
<anderson_stochero@ yahoo.com.br>.