1228
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a finalidade de buscar elementos que embasam o trabalho.
A análise dos dados será desenvolvida a partir da constru-
ção de categorias que emergiram do estudo dos referenciais
teóricos consultados.
Na verdade, o processo de análise é essencialmente
uma atividade de reflexão e apropriação e sua fase mais
formal acontece quando a coleta de dados está pratica-
mente encerrada. Nesse decurso, primeiramente se dará a
construção de unidades de significado orientadas pelos ob-
jetivos da pesquisa. Este processo implica um trabalho de
organização e interpretação dos dados que se inicia desde
a primeira fase da investigação e acompanha toda a inves-
tigação. Seguindo assim algumas etapas principais: Primei-
ramente, para dar início ao processo de pesquisa e reflexão
a respeito da formação inicial e continuada de professores,
promovendo o desenvolvimento profissional dos servidores
envolvidos, baseou-se em estudos bibliográficos de pesqui-
sas e aportes legais que tratam do tema da formação de
professores. A utilização dessa metodologia, justifica-se por
viabilizar a busca de bases conceituais e solo epistemoló-
gico, subsídios fundamentais para compreender a temática
proposta, em um primeiro momento.
Num segundo momento, a proposta é desenvolver
uma pesquisa qualitativa. Para Alves Mazzotti e Gewands-
znajder (1998, p.131), as pesquisas qualitativas “partem do
pressuposto de que as pessoas agem em função de suas
crenças, percepções, sentimentos e valores e que seu com-
portamento tem sempre um sentido, um significado que
não se dá a conhecer de modo imediato, precisando ser
desvelado”.
Também mostra-se imprescindível publicar os conhe-
cimentos adquiridos, ao decorrer do processo, na forma de
artigos em feiras, eventos e mostras no intuito de divulgar
o trabalho de pesquisa e buscar contribuições de grandes
pesquisadores da área objetivando delinear e delimitar os
pontos que devem ser melhor abordados no trabalho de
pesquisa.