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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Não é algo que vem de fora da atividade docente,
mas algo que dela faz parte. O combate em favor
da dignidade da prática docente é tão parte dela
mesmo quanto dela faz parte o respeito que o pro-
fessor deve ter à identidade do educando, à sua
pessoa, a seu direito de ser (FREIRE, 2001, p. 74).
Segundo o autor, não há diferença entre a prática
docente e a cidadania. A prática ao docente com cidadania
ocorre através do respeito ao educando recriar significados
por meio do programa (conteúdo) em discussão. Dessa for-
ma, a opção pelo conteúdo e pela forma de apreender os
conhecimentos necessita estar a par da realidade vivenciada
pelos docentes. Assim, a cidadania será executada de acor-
do com a realidade onde se manifesta o debate reflexivo.
Foi possível identificar outro princípio relevante pelo
viés da utilização das tecnologias da informação e comuni-
cação como um caminho para a qualificação de metodolo-
gias inovadoras capazes de apoiarem a formação de profes-
sores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos.
Nesse sentido, legitima-se pelo fato de que hoje as tecno-
logias estarem tão presentes na vida de educadores e edu-
candos, e fazer o uso de diferentes recursos como filmes,
software, jogos, ambientes virtuais de aprendizagem, entre
outros, também merecem ser considerado pelos cursos que
formam professores.
Nesse contexto, pode-se perceber as diversas pos-
sibilidades na inserção das TICS no ambiente acadêmico,
aliando-as com alguns tipos de metodologias, dentre elas
as dialética, a qual conforme Anastasiou (2007) possibilita
ao docente propor ações que desafiem ou possibilitem o
desenvolvimento das operações mentais. Para isso, organi-
zam-se os processos de apreensão de tal maneira que as
operações de pensamento sejam despertadas, exercitadas,
construídas e flexibilizadas pelas necessárias rupturas, por
meio da mobilização, da construção e das sínteses, devendo
estas ser vistas e revistas, possibilitando ao estudante sensa-
ções ou estados de espírito carregados de vivência pessoal e
de renovação. Exigindo do professor estratégias, no sentido