1234
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sociedade. Como instituição social, ela depende da socieda-
de e para mudar-se depende também da relação que man-
tém com outras escolas, com as famílias, com a sociedade,
com a população.
Outra proposição para um curso de formação de pro-
fessores, é a formação prática no centro do Programa, con-
tinuamente articulada com a formação científica, psicopeda-
gógica e didática, para que tenha boa sustentação quanto
às suas contribuições ao aprendizado da prática docente.
Sendo assim, a prática vai sendo compreendida como a pró-
pria base da formação, seu ponto de referência.
O ensino como práxis cultural, é outra premissa de-
fendida. As competências são essenciais, afirma Tardif, po-
rém uma formação universitária não pode limitar-se a elas.
O ensino universitário inclui-se igualmente na ordem dos
conhecimentos e do saber; ele procura fundamentalmente
uma formação de alto padrão intelectual e científico.
Outra teoria, é de que a formação com responsabili-
dade, envolve uma visão de
continuum
, que essencialmente
determina uma articulação entre a formação inicial e a fase
de inserção na carreira profissional docente. Tardif (2008).
Quanto à formação contínua, o autor a observa, como uma
obrigação profissional, uma exigência profissional.
De acordo com os aportes legais, em especial o De-
creto Nº 8.752 de 9 de maio de 2016, também explicita os
princípios que precisam balizar os programas de formação
de professores. Nesse sentido, realizamos um recorte apon-
tando a necessária articulação entre teoria e prática no pro-
cesso de formação, apoiada no domínio de conhecimentos
científicos, pedagógicos e técnicos específicos, segundo a
natureza da função. Outra perspectiva enfatizada trata-se
de reconhecer os profissionais da educação como agentes
importantes do processo educativo e, desse modo, as exi-
gências de seu acesso permanente a processos de formação
e atualização profissional, objetivando à melhoria da qua-
lidade da educação básica e à qualificação do trabalho no
contexto escolar. (BRASIL, 2016).