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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

sociedade. Como instituição social, ela depende da socieda-

de e para mudar-se depende também da relação que man-

tém com outras escolas, com as famílias, com a sociedade,

com a população.

Outra proposição para um curso de formação de pro-

fessores, é a formação prática no centro do Programa, con-

tinuamente articulada com a formação científica, psicopeda-

gógica e didática, para que tenha boa sustentação quanto

às suas contribuições ao aprendizado da prática docente.

Sendo assim, a prática vai sendo compreendida como a pró-

pria base da formação, seu ponto de referência.

O ensino como práxis cultural, é outra premissa de-

fendida. As competências são essenciais, afirma Tardif, po-

rém uma formação universitária não pode limitar-se a elas.

O ensino universitário inclui-se igualmente na ordem dos

conhecimentos e do saber; ele procura fundamentalmente

uma formação de alto padrão intelectual e científico.

Outra teoria, é de que a formação com responsabili-

dade, envolve uma visão de

continuum

, que essencialmente

determina uma articulação entre a formação inicial e a fase

de inserção na carreira profissional docente. Tardif (2008).

Quanto à formação contínua, o autor a observa, como uma

obrigação profissional, uma exigência profissional.

De acordo com os aportes legais, em especial o De-

creto Nº 8.752 de 9 de maio de 2016, também explicita os

princípios que precisam balizar os programas de formação

de professores. Nesse sentido, realizamos um recorte apon-

tando a necessária articulação entre teoria e prática no pro-

cesso de formação, apoiada no domínio de conhecimentos

científicos, pedagógicos e técnicos específicos, segundo a

natureza da função. Outra perspectiva enfatizada trata-se

de reconhecer os profissionais da educação como agentes

importantes do processo educativo e, desse modo, as exi-

gências de seu acesso permanente a processos de formação

e atualização profissional, objetivando à melhoria da qua-

lidade da educação básica e à qualificação do trabalho no

contexto escolar. (BRASIL, 2016).