1244
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de arrebatamento e como um gesto de verdade, se-
guram suas crianças no colo, miram-as, agora, bem
perto, escutam as batidas de seus corações, de novo
e de novo e de novo. E como donas de si e dessa fé,
agora mais do que inabalável em suas crianças, en-
charcam-se de pensares, de perguntas, de olhares, de
suspensões, de desaguamentos. Deixam-se transbor-
dar. Suas águas represadas por comportas trancadas,
tensionadas, arrebentam-se, rebentam-se, livram-se.
Embebidas por suas próprias memórias, encharcadas
de suas lembranças, abraçam suas crianças, embalam
suas infâncias. As crianças sorriem, pelo colo, pela
escuta, por terem sido lembradas. E como gratidão,
as crianças, recíprocas, também as lembram, a cada
uma, das promessas feitas em infância, dos devires
plantados, um a um, a começar pelos horizontes de
viver no embalo do brincar heurístico, da poiética, dos
lugares nômades, dos tempos atemporais, do jogo,
da canção, do riso, do artífice ofício, dos dias bem vi-
vidos a vida inteira, do amor vivendo amar (GUEDES
TRINDADE, 2017, p.10)
Neste ano, novamente as educadoras reuniram-se para
refletir sobre suas práticas e assumiram o compromisso em
produzir escritas para compartilhar com os demais partici-
pantes do XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. A
possibilidade em realizar o movimento da reflexão de suas
práticas docentes tem produzido novos conflitos, trazendo, à
tona, suas incertezas e seus questionamentos. No mesmo pro-
cesso, a esperança em construir espaços de educação escolar
e educação social na perspectiva da transformação freireana
fez com que essas educadoras aceitassem o desafio dessa es-
crita, aproximando-se cada vez mais de Paulo Freire, incenti-
vadas pela Poiesis, também espaço (trans) formador, e assim
reconhecerem-se como sujeitos inacabados, em construção
contínua.
REFERÊNCIAS
Blog:
https://alfabetizarmundos.blogspot.com.br/(acesso
em 14/04/2018), in
Relatos – alfabetizações de mun-
dos
(2017).
FREIRE, Paulo
. Pedagogia da autonomia
: saberes necessá-