1250
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
agora temos o embasamento teórico que fortalece nossa
prática pedagógica.
Concluímos a graduação em julho de 2017 e desde
então, continuamos a busca pela ampliação dos nossos sa-
beres e entendemos que essa é a tarefa do professor. É
grande a responsabilidade da qual nos encarregamos, que
é a de formar sujeitos críticos, preparados para atuar no
mundo, aptos a buscar sua evolução pessoal e, também,
a coletiva. Concordamos com Freire (2013, p.141), quando
afirma que:
O nosso trabalho é um trabalho realizado com gen-
te, miúda, jovem ou adulta, mas gente em perma-
nente processo de busca. Gente formando-se, mu-
dando, crescendo, reorientando-se, melhorando,
mas, porque gente, capaz de negar os valores, de
distorcer-se, de recuar, de transgredir. Não sendo
superior nem inferior a outra prática profissional, a
minha, que é a prática docente, exige de mim um
alto nível de responsabilidade ética de que a minha
própria capacitação científica faz parte. É que lido
com gente.
A partir desse entendimento, valorizamos as dificulda-
des encontradas no percurso, uma vez que elas nos fortale-
ceram e possibilitaram crescimento. Já traçamos novas me-
tas, novos caminhos, que precisam ser percorridos. É visto
que o conhecimento não só nos transforma, mas é ele que
nos constitui na profissão docente.
Encerramos esta carta, desejando a todos que a espe-
rança, a vontade de mudar e as atitudes positivas se façam
presentes, não só em suas práticas educativas, mas em to-
dos os aspectos do cotidiano.
Até breve!
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia: saberes necessá-
rios à prática educativa
. 44 ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2013.