XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1253
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
FORMAR E SE FORMAR
NO CURSO
DE PEDAGOGIA: É ISSO
MÁRCIA
?
1
Taís Schmitz
2
Márcia Regina Pisoni Queiroz
3
INICIAR É SEMPRE DIFÍCIL
Começar é sempre um desafio, contudo como é pró-
prio do matiz conceitual de Hannah Arendt, o homem é sem-
pre um novo começo. No percurso do vivido, na tomada de
consciência sobre nossa própria trajetória enquanto docen-
te/educadora tenho percebido a essencialidade da escrita e
da comunicação de nossos saberes, de nossas fazeres e de
nossas ignorâncias. Aqui me proponho a unir alguns pensa-
mentos em torno da construção de
cartas pedagógicas para
si e para outros
como uma possibilidade de construção de
conhecimento do/no tempo presente, como compromisso
ético com a memória do processo vivido e construído, perce-
bida como elemento fundamental neste nosso mundo reple-
to de transformações, de dilemas, de tensões e de desafios e
o fazer docente, tendo como aporte o ideário freireano.
Dessa forma, cada experiência de educação é única
e irrepetível, assim sendo, é importante superar a ideia do
registro como obrigatoriedade, como algo desnecessário na
educação. Neste contexto, o registro é parte do processo
coletivo de construção de conhecimento sobre as práticas.
1
Ensaio elaborado a partir da atividade “Dialogando consigo mesmo e com
os autores:
cartas pedagógicas
e outras possibilidades”, na disciplina
de Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do curso de
Pedagogia, via PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da
Educação Básica), ofertado pelo IFRS – Campus POA.
2
Doutora em Educação – PUCRS, Mestre em Educação – UNISINOS, Espe-
cialista em Gestão Escolar – UCB e Licenciada em Pedagogia – Supervisão
Escolar - UNILASALLE. Professora Adjunta da UERGS. IFRS-CAPES E-mail:
taisschmitz@gmail.com3
Licenciada em Pedagogia – IFRS. Professora da Rede Municipal de Alvo-
rada. Coordenadora Pedagógica e da Linguagens. E-mail:
marciapisoni@ yahoo.com.br