Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1253 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1253 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1253

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

FORMAR E SE FORMAR

NO CURSO

DE PEDAGOGIA: É ISSO

MÁRCIA

?

1

Taís Schmitz

2

Márcia Regina Pisoni Queiroz

3

INICIAR É SEMPRE DIFÍCIL

Começar é sempre um desafio, contudo como é pró-

prio do matiz conceitual de Hannah Arendt, o homem é sem-

pre um novo começo. No percurso do vivido, na tomada de

consciência sobre nossa própria trajetória enquanto docen-

te/educadora tenho percebido a essencialidade da escrita e

da comunicação de nossos saberes, de nossas fazeres e de

nossas ignorâncias. Aqui me proponho a unir alguns pensa-

mentos em torno da construção de

cartas pedagógicas para

si e para outros

como uma possibilidade de construção de

conhecimento do/no tempo presente, como compromisso

ético com a memória do processo vivido e construído, perce-

bida como elemento fundamental neste nosso mundo reple-

to de transformações, de dilemas, de tensões e de desafios e

o fazer docente, tendo como aporte o ideário freireano.

Dessa forma, cada experiência de educação é única

e irrepetível, assim sendo, é importante superar a ideia do

registro como obrigatoriedade, como algo desnecessário na

educação. Neste contexto, o registro é parte do processo

coletivo de construção de conhecimento sobre as práticas.

1

Ensaio elaborado a partir da atividade “Dialogando consigo mesmo e com

os autores:

cartas pedagógicas

e outras possibilidades”, na disciplina

de Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do curso de

Pedagogia, via PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da

Educação Básica), ofertado pelo IFRS – Campus POA.

2

Doutora em Educação – PUCRS, Mestre em Educação – UNISINOS, Espe-

cialista em Gestão Escolar – UCB e Licenciada em Pedagogia – Supervisão

Escolar - UNILASALLE. Professora Adjunta da UERGS. IFRS-CAPES E-mail:

taisschmitz@gmail.com

3

Licenciada em Pedagogia – IFRS. Professora da Rede Municipal de Alvo-

rada. Coordenadora Pedagógica e da Linguagens. E-mail:

marciapisoni@ yahoo.com.br