XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1249
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
litou a nós e aos educandos a ampliação da curiosidade. O
resultado foi o aumento da criatividade.
Como professor devo saber que sem a curiosida-
de que me move, que me inquieta, que me insere
na busca, não
aprendo
nem
ensino
. Exercer a minha
curiosidade de forma correta é um direito que te-
nho como gente e a que corresponde o dever de
lutar por ele, o direito à curiosidade. [...]. (FREIRE,
2013, p. 83).
Aos poucos, íamos transformando o meio, que era
ofertado aos alunos. Não era apenas um ambiente estimu-
lante, mas também um espaço para criarem significados
para aquilo que vivenciavam. Tais mudanças aconteciam, a
partir da reflexão de que propiciar estas possibilidades aos
educandos são tarefas que precisam ser pensadas e dadas
como essenciais na prática pedagógica do educador. Con-
cordamos com as ideias de Freire (2013, p. 24), quando res-
salta que “[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas
criar as possibilidades para a sua produção ou a sua cons-
trução”. Portanto, é tarefa do professor proporcionar diver-
sas situações e possibilidades de aprendizagem aos alunos.
A boniteza de aprender foi ganhando seu devido es-
paço na sala de aula. Ali não havia um simples ambiente,
no qual matérias escolares eram reproduzidas e, sim, um
lugar onde as relações aconteciam, nas trocas de saberes,
nas investigações motivadas pela curiosidade, na procura
por resolver problemas e dificuldades dos alunos. Buscá-
vamos inserir naqueles contextos, ora tão iguais, ora tão
diferentes, aprendizagens mais amplas, que não se limita-
vam somente ao entendimento de conteúdos, mas sim na
compreensão da importância do que está além, que são as
relações construídas com base no respeito e na coopera-
ção. (FREIRE, 2013).
O caminho que nos dispomos a percorrer permitiu a
compreensão da grande importância que a formação do-
cente representa. Tratamos o oficio de ser professor com a
mesma seriedade e amor de quando iniciamos, entretanto,