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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

litou a nós e aos educandos a ampliação da curiosidade. O

resultado foi o aumento da criatividade.

Como professor devo saber que sem a curiosida-

de que me move, que me inquieta, que me insere

na busca, não

aprendo

nem

ensino

. Exercer a minha

curiosidade de forma correta é um direito que te-

nho como gente e a que corresponde o dever de

lutar por ele, o direito à curiosidade. [...]. (FREIRE,

2013, p. 83).

Aos poucos, íamos transformando o meio, que era

ofertado aos alunos. Não era apenas um ambiente estimu-

lante, mas também um espaço para criarem significados

para aquilo que vivenciavam. Tais mudanças aconteciam, a

partir da reflexão de que propiciar estas possibilidades aos

educandos são tarefas que precisam ser pensadas e dadas

como essenciais na prática pedagógica do educador. Con-

cordamos com as ideias de Freire (2013, p. 24), quando res-

salta que “[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas

criar as possibilidades para a sua produção ou a sua cons-

trução”. Portanto, é tarefa do professor proporcionar diver-

sas situações e possibilidades de aprendizagem aos alunos.

A boniteza de aprender foi ganhando seu devido es-

paço na sala de aula. Ali não havia um simples ambiente,

no qual matérias escolares eram reproduzidas e, sim, um

lugar onde as relações aconteciam, nas trocas de saberes,

nas investigações motivadas pela curiosidade, na procura

por resolver problemas e dificuldades dos alunos. Buscá-

vamos inserir naqueles contextos, ora tão iguais, ora tão

diferentes, aprendizagens mais amplas, que não se limita-

vam somente ao entendimento de conteúdos, mas sim na

compreensão da importância do que está além, que são as

relações construídas com base no respeito e na coopera-

ção. (FREIRE, 2013).

O caminho que nos dispomos a percorrer permitiu a

compreensão da grande importância que a formação do-

cente representa. Tratamos o oficio de ser professor com a

mesma seriedade e amor de quando iniciamos, entretanto,