XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1247
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES
QUE SE CONSTITUEM ATRAVÉS
DA REFLEXÃO E DA AÇÃO
Cátia Regina de Araújo Trindade
1
Elisângela da Rosa Soares Barreto
2
Estimados educadores,
A presente carta pedagógica traz relatos da nossa ca-
minhada enquanto educadoras, na busca pela qualificação
das nossas práticas, articulando-as com as ideias de Pau-
lo Freire, autor que, dentre tantas contribuições que traz à
Educação, afirma a importância da formação docente.
Atuamos desde o ano de 2011 como professoras da
rede de ensino do município de Nova Santa Rita, situado
na região metropolitana de Porto Alegre. Nossa formação
começou com o curso Normal (antigo Magistério) e, embora
cada uma de nós trouxesse inquietações e aspirações indi-
viduais relacionadas à profissão, compartilhávamos de um
mesmo objetivo: a Licenciatura em Pedagogia.
No ano de 2013, na intenção de dar segmento aos
estudos, fizemos a inscrição na Plataforma Freire, criada
pelo Ministério da Educação, que promove a formação no
ensino superior para professores da educação básica públi-
ca. Participamos da seleção de bolsas de estudos e fomos
contempladas para cursar a graduação em Pedagogia na
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, através
do PARFOR- Plano Nacional de Formação de professores da
educação básica.
1
Licenciada em Pedagogia- Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Gra-
duanda do Curso de Geografia - Universidade Federal do Pampa, Profes-
sora da Rede Pública de Ensino do Município de Nova Santa Rita. Email:
araujotrindade@bol.com.br2
Licenciada em Pedagogia- Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Pós-
-graduanda do Curso de Teoria e Prática da Formação do Leitor- Universi-
dade Estadual do Rio Grande do Sul, Professora da Rede Pública de Ensino
do Município de Nova Santa Rita. Email:
elisarsb@hotmail.com