XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1255
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
por completo em um ano ou dois de formação continuada,
antes é processo permanente das leituras possíveis da rea-
lidade; assim, para cada realidade “lida”, uma intervenção
coerente e consistente com suas solicitações.
Nessa perspectiva, na disciplina de Prática Docen-
te, levando em consideração os diferentes interesses das
graduandas bem como o conjunto de disciplinas daquele
semestre
4
, propus como atividade final que as mesmas se
aventurassem
a escrever uma carta endereçada para um au-
tor da área da educação com o qual se sentissem
convidadas
a estabelecer um diálogo por vezes intermitente ou para si
mesmas como forma de recriar o vivido. Compreendendo
carta como um objeto material, que tem uma singularida-
de peculiar ao seu estilo, apresenta indícios de uma cultura,
de um meio e vestígios de práticas sociais de uma época
na qual o indivíduo está inserido. Estas fazem parte de um
conjunto de documentos que têm como meta alcançar um
destinatário. Elas englobam a “escrita de si”, onde o sujeito
assume em primeira pessoa uma posição em relação à sua
vida, à vida do seu correspondente, a determinado assunto
ou a pessoas.
Escrever cartas exige tempo, reflexão e disciplina, pois
é uma forma de compartilhar vivências mais pessoais, ínti-
mas e até mundanas. Escrevem-se e mandam-se cartas pe-
los mais variados motivos, quase obsoletas na era digital.
Fez-se necessário despirem-se de seus conceitos e precon-
ceitos ao desnudarem-se no ato de escrever ao mesmo pas-
so que ao lançar a proposta ou propor o desafio, também
foi preciso me desacomodar, estimulando a lapidarem as
suas escritas adentrando os muitos caminhos da construção
do conhecimento. Esta aventura, porque escrever é no dizer
de Marques (2008) “navegar por mares nunca antes nave-
gados” (p. 43), propiciou o vislumbrar de outros ares ou de
outros mares. Este exercício, instigou que sonhar com outra
escola básica possível é continuar a discutir, a ler, a parti-
cipar ativamente de encontros e momentos de continuada
4
Para lembrar, sexto semestre do curso de Pedagogia.