XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1259
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
retornar aos estudos. Comentava com as colegas da escola
o meu desejo, foi assim que uma colega que já estava cur-
sando a Pedagogia no IFRS no projeto PARFOR, indicou os
caminhos a seguir. Sem nenhuma dúvida, na primeira data
aberta para a inscrição eu estava lá. Inscrevi-me, juntamente
com outras três colegas. Fomos ao sorteio e todas entramos,
uma desistiu antes mesmo de começar. Hoje curso o sexto
semestre de Pedagogia. No início pareceria um tempo in-
terminável quatro anos. Agora a sensação é de que passou
muito rápido. Talvez pela alegria e prazer em estar realizan-
do mais uma etapa de um projeto de vida.
Ao parar para escrever essa
carta
, fui resgatando mi-
nha história, revisitando minhas memórias, mas mais do que
isso fui sentindo o resultado desse tempo de estudo. Sem
ter passado por tantos professores, que ofereceram tantas
oportunidades de reflexão certamente meu relato teria ou-
tra interpretação. Sem as fundamentações teórica apresen-
tadas, não saberia contextualizar minha história. Falaria de
tudo o que aconteceu, mas sem me questionar do porquê,
do como, do onde. O curso de Pedagogia foi abrindo novas
janelas para o mundo. É um constante admirar-me com a
complexidade da vida. Ser professora, é sim uma profissão!
Adquirir e construir conhecimento é liberta-se de uma pri-
são invisível e cruel. Como fala Paulo Freire (1997) é o “em-
poderamento que traz a autonomia e a capacidade de ser
sujeito da sua vida” (p. 46).
COMO O PARFOR/IFRS CONTRIBUI OU CONTRIBUIU
NESSA CAMINHADA
MÁRCIA
?
Minha entrada no PARFOR foi mais um passo em mi-
nha formação acadêmica desde a alfabetização. Foi uma de-
cisão consciente do que necessito para atingir o objetivo
como educadora. Por suas características como Programa
de Governo para preencher uma lacuna na formação de pro-
fessores da educação brasileira encaixou-se perfeitamente
com as características da minha etapa de vida. Recorrer a
um curso superior convencional apresentava uma série de