XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
O ATO POLÍTICO DE EDUCAR: UM CONVITE
AO JOVEM EDUCADOR A LER PAULO FREIRE
Carlos Eduardo Poerschke Voltz
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Queridos educadores e educadoras do Brasil e do
mundo, argumento que o fenômeno da educação é histó-
rico e político, tomando como referência a teoria e a práti-
ca pedagógica de Paulo Freire. A relação entre educação e
política pode ser encontrada ao longo de toda a obra deste
autor, que trabalha com a educação como instrumento de
libertação desde o seu primeiro livro - Educação e atualida-
de brasileira.
A teoria de Paulo Freire é inseparável de sua vida, de
suas lutas, de seus sonhos como educador. Tanto que ele
mesmo se pensava como uma pessoa conectiva, definida
pela conjunção e, a menor palavra para aproximar as coisas,
as pessoas. “A menor palavra que empregamos para somar,
para acrescentar, para criar vínculos, para estabelecer inte-
rações, para pensar em equipe, para fundar o diálogo, para
mudar o mundo” (BRANDÃO, 2010, p. 8).
Paulo Freire nasceu em Recife no dia 19 de Setembro
de 1921, filho caçula de uma família com quatro filhos que
passou por dificuldades econômicas. Em 1947 tornou-se
bacharel em Direito pela Universidade do Recife, desistindo
da profissão logo na primeira causa quando foi contratado
para cobrar a dívida de um dentista que endividou-se para
comprar seus equipamentos de trabalho. Apesar do sonho
em tornar-se advogado, Freire não tolerava a “justiça só em
favor de alguns” (FREIRE, 2010, p. 308). Passou, então, a tra-
balhar com educação ao lado de sua esposa Elza, com quem
deu os primeiros passos em direção ao trabalho com alfabe-
tização de adultos. Esse trabalho, que ficou conhecido como
método Paulo Freire, priorizava principalmente dois elemen-
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Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Admi-
nistração,
carlospvoltz@hotmail.com