1266
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
e detalhes. Mesmo os conteúdos programáticos escolares,
frequentemente proclamados como neutros, revelam (ou
escondem) escolhas, opções e preferências sociais, culturais
e ideológicas. Os professores trabalham esses conteúdos
conforme suas visões de mundo, suas ideias, suas práticas,
suas representações sociais, seus símbolos e signos (SCO-
CUGLIA 1999, p.84).
O ato político, no caso de Freire, foi participar da mo-
bilização das classes dominadas para vencer a classe domi-
nante. Esta não poderia ser convencida porque, enquanto
classe social, estaria se suicidando. No entanto, alguns su-
jeitos da classe dominante poderiam se converter às classes
dominadas. Os educadores que assumem a difícil tarefa de
desvelar o real, de desmistificar a ideologia dominante são
exemplos dessa conversão. Segundo Freire, Gadotti e Gui-
marães (1995, p. 61),
A tarefa da re-produção é muito mais fácil, porque
seu espaço é enorme: quem oculta a realidade re-
produzindo a ideologia dominante nada a favor da
maré, a favor do poder. Quem se bate para deso-
cultar a realidade desmistificando a reprodução da
ideologia dominante nada contra a maré.
Caros educadores e educadoras, é preciso estar claro
que aqueles que nadam a favor da maré não são de forma
alguma neutros. Ao contrário, optaram pela preservação do
status quo, e essa opção determina o seu papel e os seus
métodos de ação em uma realidade que também não é neu-
tra. Suas ações e reações servem aos interesses da elite do
poder ao ajudar a manter a ordem estabelecida. Em oposi-
ção, aquele que opta pela mudança se empenha em desve-
lar a realidade. Trabalha com, jamais sobre os indivíduos, a
quem considera sujeitos históricos, que vão além do estar
no mundo, que o transformam e se transformam produzin-
do, decidindo, criando, recriando, comunicando-se. Enfim,
em união se tornam sujeitos da práxis. Porque é nas relações
do homem com o mundo e no mundo que ocorre esse pro-
cesso de ação e reflexão da realidade (FREIRE, 1981 p.34).