XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
os Círculos Dialógicos, e nessa circularidade a
consciência
vai emergindo, a partir do mundo vivido, objetivando-o, pro-
blematizando-o e compreendendo-o.
Nos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos oito
movimentos compõem e dão dinamicidade a esse processo,
sendo eles: a escuta sensível e o olhar/aguçado; a emersão/
imersão das/nas temáticas; o distanciamento/desvelamen-
to da realidade; a descoberta do inacabamento; os diálogos
problematizadores; o registro re-criativo; a conscientização
e a auto(trans)formação. Esses movimentos não surgem ar-
bitrariamente, nem da imposição de alguém que passa a
controlá-los; ao contrário, esses movimentos foram/estão
sendo descobertos, e assumidos em sua permanente (re)
constituição, a partir da caminhada construída no Grupo
Dialogus,
com os professores e com os pesquisadores. Nes-
se
caminhar
juntos, vimos dialogando e construindo essa
proposta epistemológico-política que, “[...] não pretende ser
método de ensino, mas sim de aprendizagem; com ele, o
homem não cria sua possibilidade de ser livre, mas aprende
a efetivá- la e exercê- la” (FIORI, 2014, p. 24).
Em relação aos movimentos, é importante compreen-
der que, além de não estabelecerem uma ordem a ser segui-
da, nem se apresentarem linearmente, eles podem acontecer
em tempos, momentos e de múltiplas formas nos diferentes
grupos, de acordo com a circularidade em espiral proativa
pela qual os diálogos vão se entrecruzando no
dizer a sua
palavra
(FIORI, 2014) de cada participante coautor.
Assim, durante os Círculos Dialógicos com os profes-
sores, “os encontros [...] sempre dialógicos-investigativos-
-problematizadores, propiciam a descoberta do inacaba-
mento e, por conseguinte, a consciência de ser humano em
permanente processo de auto(trans)formação” (HENZ, 2015,
p. 31), sendo este um dos movimentos chave na dinamicida-
de dos Círculos. Embora não haja nenhum registro nos es-
critos de Freire especificamente sobre o conceito de auto(-
trans)formação, em suas produções ele construiu, com mui-
to aprofundamento, reflexões importantes sobre a condição