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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ontológica do inacabamento, o diálogo, a conscientização,
os processos investigativos e a (auto)formação permanente,
sempre interligados com o compromisso transformador.
A DESCOBERTA DO INACABAMENTO: UM DOS
MOVIMENTOS NOS CÍRCULOS DIALÓGICOS
Como já dito anteriormente, na proposta epistemoló-
gico-política dos Círculos Dialógicos não há uma hierarquia
ou sobreposição de saberes entre os oito movimentos. A
processualidade dos Círculos tem seu início, a partir da es-
cuta sensível e do olhar aguçado que provoca a emersão/
imersão consciente da/na realidade, por meio das temáticas
geradoras, despertando nos interlocutores/coautores a des-
coberta como seres inacabados e condicionados, o que vai
acontecendo a partir dos diálogos problematizadores
.
Esses
diálogos vão sendo tecidos
no
e
com
o grupo, durante a
realização dos Círculos Dialógicos, e “quanto mais progride
a problematização, mais penetram os sujeitos na essência
do objeto problematizado e mais capazes são de ‘desvelar’
esta essência” (FREIRE, 2008, p. 103).
Essa possibilidade de desvelamento da realidade, da
transformação de si na relação com os outros e com o mun-
do, é simbolizada pelos movimentos dos Círculos Dialógicos
numa espiral ascendente, com momentos de intersecção
que, ao mesmo tempo em que dialogam entre si, ampliam
a visão de mundo dos interlocutores coautores que estão
envolvidos no processo. Nesta dinâmica, a vivência de cada
um dos movimentos tem um papel importante para que os
processos de auto(trans)formação possam ir acontecendo,
dentro da processualidade dialética que representa a espi-
ral, estando em constantes movimentos.
Nesses movimentos de olhar e desvelar a realidade os
sujeitos coautores descobrem-se como seres condicionados,
mas não determinados como fatalidade histórica, e come-
çam assim a perceber a realidade a sua volta, vislumbrando
a possibilidade de transformá-la, transformando também a
si mesmos. Esse “dar-se conta” encaminha o processo dia-