XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
lógico para a descoberta do inacabamento. Somente quan-
do percebemos que a realidade vai muito além do que está
dado é que nos damos conta do nosso inacabamento e da
necessidade de estarmos permanentemente aprendendo.
Ao pensar a docência, o momento da descoberta de
si como ser inacabado em constante processo aprenden-
te é um movimento de suma importância para impulsionar
na direção de aprender(-se) com o outro, com os colegas
professores, com outros profissionais e, fundamentalmente,
com os estudantes que vivenciam esse processo, constante-
mente. Nesse movimento, cada um e cada uma se reconhe-
cem, portanto,
[...] como seres que estão sendo, como seres inaca-
bados, inconclusos, em e com uma realidade, que
sendo histórica também, é igualmente inacabada.
Na verdade, diferentemente dos outros animais,
que são apenas inacabados, mas não são históricos,
os homens se sabem inacabados. Têm a consciência
de sua inconclusão. Aí se encontram as raízes da
educação mesma, como manifestação exclusiva-
mente humana. Isto é, na inconclusão dos homens
e na consciência que dela têm. Daí que seja a edu-
cação um quefazer permanente. Permanentemente,
na razão da inconclusão dos homens e do devenir
da realidade. (FREIRE, 2014, p. 101-102).
No entanto, a consciência da inconclusão, do incaba-
mento não é um processo inato; ele vai se construindo na
relação com os outros, a partir da problematização da rea-
lidade, da sua própria
práxis
, a partir da compreensão de
que “a realidade não pode ser modificada, senão quando o
homem descobre que é modificável e que ele pode fazê-lo”
(FREIRE, 2008, p. 46), reconhecendo-se, assim, como sujeito
em permanente processo de auto(trans)formação.
Reconhecer-se como um sujeito que está sendo sem-
pre desafiado a buscar e aprender coisas novas, consciente
do seu inacabamento, revela sua concepção sobre os pro-
cessos de ensinar-aprender, não como algo dado, pré-esta-