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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
quisa, bem como as formações permanentes com professo-
res. O Grupo
Dialogus
é coordenado pelo Prof. Dr. Celso Ilgo
Henz, registrado junto à base do CNPq desde 2011, busca
ampliar, problematizar e aprofundar questões que foram/
vão emergindo na concretude dos nossos estudos
no
e
com
o grupo e os professores das escolas de Educação Básica.
A proposta adotada nos Círculos Dialógicos segue a
processualidade e a intencionalidade epistemológico-polí-
tica dos Círculos de Cultura vivenciados por Freire (2014)
nas experiências de educação popular construídas
com
o
povo, em aproximação com a pesquisa-formação proposta
por Marie-Christine Josso (2010a). A dinâmica adotada nos
Círculos de Cultura era de uma roda de pessoas, onde não
havia uma hierarquia de saberes maiores ou menores, mas
saberes que se entrelaçavam e dialetizavam no grupo de
pessoas que, juntos, a partir do diálogo problematizador,
intersubjetiva e cooperativamente, iam desvelando a reali-
dade e construindo uma consciência crítica e transformado-
ra. Destarte,
O círculo de cultura — no método Paulo Freire —
revive a vida em profundidade crítica. A consciência
emerge do mundo vivido, objetiva-o, problematiza-
-o, compreende-o como projeto humano. Em diá-
logo circular, intersubjetivando-se mais e mais, vai
assumindo, criticamente, o dinamismo de sua sub-
jetividade criadora. Todos juntos, em círculo, e em
colaboração, re-elaboram o mundo e, ao recons-
truí-lo, apercebem-se de que, embora construído
também por eles, esse mundo não é verdadeira-
mente para eles. (FIORI, 2014, p. 24)
A originalidade dos Círculos de Cultura propostos por
Freire e brilhantemente problematizados/contextualizados
pelo filósofo Ernani Maria Fiori no prefácio da obra
Peda-
gogia do Oprimido
(2014) rompe com a concepção bancária
e com o modelo tradicional de educação, de escola, de en-
sinagem, de aprendizagem e, no nosso entender, também
de fazer pesquisa e (re)construir conhecimentos. O diálogo
circular é o que movimenta o Círculo de Cultura, assim como