XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1269
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
O INCABAMENTO COMO CONDIÇÃO
ONTOLÓGICA PARA AUTO(TRANS)FORMAÇÃO
PERMANENTE DE PROFESSORES
1
Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo
2
Celso Ilgo Henz
3
OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-
FORMATIVOS
A proposição dos Círculos Dialógicos Investigativo-
-formativos
4
surge a partir das inquietações e estudos, no
que se refere aos delineamentos metodológicos da pes-
quisa
com
e
a partir
de Paulo Freire. Essa proposição não
se configura em um método a ser seguido, mas em uma
proposta epistemológico-política que vem sendo construí-
da e assumida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “
Dialo-
gus
: educação, formação e humanização com Paulo Freire”,
orientando a dinamização dos encontros de estudo e pes-
1
O presente texto traz alguns recortes da construção da Tese: “Professores-
-formadores dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha/RS:
diálogo e amorosidade nos processos auto(trans)formativos
da/na
docên-
cia” (PPGE/UFSM), de minha autoria e orientada pelo Prof. Dr. Celso Ilgo
Henz. A pesquisa encontra-se em andamento, na fase de construção dos
dados com os professores que são os interlocutores/coautores da pesquisa.
2
Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM), professora do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e pesquisadora do
Grupo de Estudos e Pesquisa Dialogus: educação, formação e humaniza-
ção com Paulo Freire. E-mail:
jozemsa@gmail.com3
Professor Dr. da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisa-
dor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e líder do
Grupo de Estudos e Pesquisa Dialogus: educação, formação e humaniza-
ção com Paulo Freire. E-mail:
celsoufsm@gmail.com.4
Uma abordagem mais aprofundada a respeito da proposta dos Círculos
Dialógicos Investigativo-formativos pode ser encontrada no livro: HENZ,
Celso Ilgo e TONIOLO, Joze Medianeira dos S. de A. (org.). Dialogus: cír-
culos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores (São
Leopoldo: Oikos, 2015) ou no artigo “Paulo Freire no âmbito da pesquisa:
os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como possibilidade de re-
invenção dos círculos de cultura e auto(trans)formação permanente com
professores” (disponível em:
http://dx.doi.org/10.5216/ia.v42i2.44026).