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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
que passam a perceber-se sujeitos no mundo, imer-
sos em uma realidade que os condiciona, mas tam-
bém descubram que são capazes de transforma-la
(HENZ, 2015, p. 20).
Essa capacidade de transformar-se, de auto(trans)for-
mar-se, vai envolvendo os sujeitos imbricados nesse
quefa-
zer
, onde todos têm a possibilidade de compartilhar neces-
sidades, saberes, dificuldades, êxitos e desafios que perpas-
sam a práxis educativa, compartilhando essas experiências,
por meio do processo dialógico.
O prefixo
auto
aqui defendido não tem o sentido de
um
eu isolado
, mas de um
eu com os outros
; sujeitos cons-
cientes como seres inacabados, que aprendem e auto(trans)
formam-se em comunhão. Nessa mediação, esses sujeitos
vão fazendo-se e refazendo-se, também na/pela palavra, no
trabalho, na ação-reflexão-ação.
Uma das premissas iniciais ao falarmos sobre a auto(-
trans)formação é compreender que o “auto”, na perspectiva
aqui defendida, não se constitui em um “auto de si mes-
mo”, um “eu sozinho”, mas que é sempre estabelecido na
relação com o outro – “eu com os outros” – que não busca
apenas sua transformação, mas se compromete em ajudar a
criar condições para que todos os sujeitos que, conscientes
do seu inacabamento, possam auto(trans)formarem-se em
comunhão e no diálogo com os outros e com o contexto
vivenciado, realidade essa também a ser transformada.
Partir dessa concepção é reconhecer que o professor,
consciente do seu inacabamento, está sempre desafiado a
buscar, a aprender coisas novas que compreende o proces-
so de ensinar e aprender, não como algo dado, mas que vai
se construindo
na
e
pela
história,
com consciência e sensibi-
lidade
(GADOTTI, 2005) das suas tarefas e atribuições, bus-
cando construir uma formação cooperativa e interformativa
com os outros professores, olhando para os problemas reais
do contexto em que estão inseridos, sentindo-se desafiados
a comprometer-se com a transformação da realidade. Ao
pensar a formação de professores,