1278
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
saberes científicos, didáticos e pedagógicos necessários à
construção do conhecimento pedagógico que envolve a
formação docente. É preciso, no entanto, que o professor
esteja aberto e disponível à mudança, reconhecendo a im-
portância deste movimento, uma vez que
[...] quanto mais me assumo como estou sendo
e percebo a ou as razões de ser de porque estou
sendo assim, mais me torno capaz de mudar, de
promover-me [...]. Não é possível a assunção que
o sujeito faz de si numa certa forma de estar sendo
sem a disponibilidade para mudar. Para mudar e de
cujo processo se faz necessariamente sujeito tam-
bém (FREIRE, 1998, p. 44).
Essa
disponibilidade para
é o diferencial para que os
movimentos de mudança ocorram, ou seja, a vontade é um
elemento importante que irá impulsionar a busca pela for-
mação permanente. Nesta perspectiva a formação perma-
nente, assumida como auto(trans)formação, envolve, mas
também ultrapassa a perspectiva da formação continuada,
uma vez que aquilo que é permanente permanece trans-
formando-se, reconfigurando-se, por vezes com rupturas
e sempre com muitas e profundas (re)construções; não é,
pois, em fluxo contínuo, pois compreende as
idas e vindas
de uma formação que está sempre em movimento e inaca-
bada.
Os processos de auto(trans)formação ora avançam,
ora retrocedem e, a partir do distanciamento da realidade e
da tomada de consciência, replaneja-se sua ação, e volta-se
a avançar, sempre pautada na prática, uma vez que “a for-
mação permanente das educadoras, que implica a reflexão
crítica sobre a prática, se funda exatamente nesta dialetici-
dade de que venho falando, entre a prática e a teoria” (FREI-
RE, 2013, p. 117). Nessa dinâmica, o movimento da
práxis,
da articulação entre teoria e prática, da ação-reflexão-ação,
é companheiro permanente e inseparável.
O professor não apenas se forma, mas também se
transforma, e também forma e transforma ao auto(trans)
formar por meio de movimentos de
caminhar para si
(JOS-