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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

saberes científicos, didáticos e pedagógicos necessários à

construção do conhecimento pedagógico que envolve a

formação docente. É preciso, no entanto, que o professor

esteja aberto e disponível à mudança, reconhecendo a im-

portância deste movimento, uma vez que

[...] quanto mais me assumo como estou sendo

e percebo a ou as razões de ser de porque estou

sendo assim, mais me torno capaz de mudar, de

promover-me [...]. Não é possível a assunção que

o sujeito faz de si numa certa forma de estar sendo

sem a disponibilidade para mudar. Para mudar e de

cujo processo se faz necessariamente sujeito tam-

bém (FREIRE, 1998, p. 44).

Essa

disponibilidade para

é o diferencial para que os

movimentos de mudança ocorram, ou seja, a vontade é um

elemento importante que irá impulsionar a busca pela for-

mação permanente. Nesta perspectiva a formação perma-

nente, assumida como auto(trans)formação, envolve, mas

também ultrapassa a perspectiva da formação continuada,

uma vez que aquilo que é permanente permanece trans-

formando-se, reconfigurando-se, por vezes com rupturas

e sempre com muitas e profundas (re)construções; não é,

pois, em fluxo contínuo, pois compreende as

idas e vindas

de uma formação que está sempre em movimento e inaca-

bada.

Os processos de auto(trans)formação ora avançam,

ora retrocedem e, a partir do distanciamento da realidade e

da tomada de consciência, replaneja-se sua ação, e volta-se

a avançar, sempre pautada na prática, uma vez que “a for-

mação permanente das educadoras, que implica a reflexão

crítica sobre a prática, se funda exatamente nesta dialetici-

dade de que venho falando, entre a prática e a teoria” (FREI-

RE, 2013, p. 117). Nessa dinâmica, o movimento da

práxis,

da articulação entre teoria e prática, da ação-reflexão-ação,

é companheiro permanente e inseparável.

O professor não apenas se forma, mas também se

transforma, e também forma e transforma ao auto(trans)

formar por meio de movimentos de

caminhar para si

(JOS-