XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
SO, 2004), mas também
caminhando
para e com os outros
que, com ele, passam a vivenciar essas mudanças dentro do
contexto educativo e social, e nessa dinâmica também vão
auto(trans)formando-se. Portanto,
É preciso que, pelo contrário, desde os começos
do processo, vá ficando cada vez mais claro que,
embora diferentes entre si, quem forma se forma e
re-forma ao formar e quem é formado forma-se e
forma ao ser formado. É neste sentido que ensinar
não é transferir conhecimento, conteúdos, nem
for-
mar
é ação pela qual um sujeito criador dá forma,
estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado
(FREIRE, 1998, p. 25).
Nesse movimento, podemos afirmar que “a formação
assume um papel que transcende o ensino que pretende
uma mera atualização científica, pedagógica e didática e se
transforma na possibilidade de criar espaços de participa-
ção, reflexão e formação [...]” (IMBERNÓN, 2011, p. 15), a
partir do qual o
auto,
o
trans
e a
formação
se articulam e
se fundem, num processo permanente de auto(trans)forma-
ção, processo, este, sempre inacabado.
REFERÊNCIAS
FIORI, Ernani Maria. Prefácio: Aprender a dizer a sua pala-
vra. In: FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. 56. ed.
rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE.
Pedagogia da Autonomia:
saberes necessários à
prática Educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
______.
Conscientização:
teoria e prática da libertação - uma
introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. 2.
reimpr. São Paulo: Centauro, 2008.
_______.
Professora sim, tia não:
cartas a quem ousa en-
sinar. 24. ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2013.
______. Pedagogia do Oprimido. 56. ed. rev. e atual. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 2014.