Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1279 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1279 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1279

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

SO, 2004), mas também

caminhando

para e com os outros

que, com ele, passam a vivenciar essas mudanças dentro do

contexto educativo e social, e nessa dinâmica também vão

auto(trans)formando-se. Portanto,

É preciso que, pelo contrário, desde os começos

do processo, vá ficando cada vez mais claro que,

embora diferentes entre si, quem forma se forma e

re-forma ao formar e quem é formado forma-se e

forma ao ser formado. É neste sentido que ensinar

não é transferir conhecimento, conteúdos, nem

for-

mar

é ação pela qual um sujeito criador dá forma,

estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado

(FREIRE, 1998, p. 25).

Nesse movimento, podemos afirmar que “a formação

assume um papel que transcende o ensino que pretende

uma mera atualização científica, pedagógica e didática e se

transforma na possibilidade de criar espaços de participa-

ção, reflexão e formação [...]” (IMBERNÓN, 2011, p. 15), a

partir do qual o

auto,

o

trans

e a

formação

se articulam e

se fundem, num processo permanente de auto(trans)forma-

ção, processo, este, sempre inacabado.

REFERÊNCIAS

FIORI, Ernani Maria. Prefácio: Aprender a dizer a sua pala-

vra. In: FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

. 56. ed.

rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE.

Pedagogia da Autonomia:

saberes necessários à

prática Educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

______.

Conscientização:

teoria e prática da libertação - uma

introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. 2.

reimpr. São Paulo: Centauro, 2008.

_______.

Professora sim, tia não:

cartas a quem ousa en-

sinar. 24. ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 2013.

______. Pedagogia do Oprimido. 56. ed. rev. e atual. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 2014.