XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
É necessário recusar o consumismo de cursos, se-
minários e acções que caracteriza o actual “merca-
do da formação” sempre alimentado por um sen-
timento de “desactualização” dos professores. A
única saída possível é o investimento na construção
de redes de trabalho colectivo que sejam o suporte
de práticas de formação baseadas na partilha e no
diálogo profissional (NÓVOA, 2009, p. 22).
Ao defender a perspectiva da auto(trans)formação
permanente com professores, partimos do princípio de que
esse processo não pode se dar alheio ao processo de cons-
cientização. Somente quando nos assumimos como seres
inacabados e em permanentes processos aprendentes é
que podemos
caminhar
para isso. Um movimento que vai
se estabelecendo a medida que conseguimos nos afastar da
realidade, e também das nossas práticas, e passamos a
ad-
-mirá-la
, a olhar de novo, de outra forma, construindo uma
visão crítica a respeito, daquela forma de ser professor e
cidadão que, até o momento, nos é familiar.
Implica, portanto, assumir um novo processo de
aprendizagem de como ser um professor diferente do que
vimos sendo. Esse aprendizado implica a conscientização,
implica entender que “o aprender a aprender do processo
de aprendizagem, encarado como mudança inclui um desa-
prender para ‘aprender a’, que é objeto de menor atenção
por parte dos professores, formadores, educadores” (JOS-
SO, 2010b, p. 233). É a partir desse movimento que vamos
tomando consciência da nossa ação
no
e
com
o mundo, o
mundo da vida, o mundo da docência.
AUTO(TRANS)FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
PROCESSOS PERMANENTES E INACABADOS...
Entender a formação como algo permanente e coo-
perativo pressupõe que o docente se assuma e se reconhe-
ça como ser inacabado, com possibilidades de
ser mais
, de
mudar e provocar mudanças no seu próprio processo cons-
titutivo e nas suas práxis profissionais e cidadãs, no papel
que assume como professor, sem, contudo, abrir mão dos