XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
o pensamento? Elas são antagônicas, a prática muda a rea-
lidade e assim, nós precisamos praticar para que mude o
mundo, a incidência da ação é a realidade a ser trans/forma-
da no e com os educandos e os educadores.
Na compreensão dialética um reflete no outro: con-
teúdo e forma, discurso e ação, teoria e prática, sendo prá-
xis. Ensinar exige alegria e esperança. A expectativa é fun-
damental, o pedagogo precisa e deve ter esperança já que,
propomos a mudança. Decidir é romper e para isso é preciso
correr riscos: “o educando que exercita sua liberdade ficará
tão mais livre quanto mais eticamente vai assumindo a res-
ponsabilidade de suas ações” (FREIRE, 2014, p. 93). Se torcer
os livros de Freire vai cair esperança e amor no e com o
mundo e os homens sendo assim, precisamos mais, muito
mais nos encharcar em e com Freire.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada no artigo é um relato de ex-
periência de três pedagogas, formadas nos anos 2005, 2011
e 2017, ambas as pela Universidade Federal do Rio Grande
(FURG). Pelas e com as mãos de pedagogas é que esse rela-
to de experiência foi escrito, formadas em anos diferentes,
exatamente seis anos a mais cada uma. Pedagogas enga-
jadas em prol da educação já que, frequentamos a escola
pública desde o ensino básico até a tão sonhada vaga no
ensino superior, nós acreditamos e lutamos pela educação
e, não poderia ser diferente já que somos o legado freiriano.
Nossa trajetória foi marcada por um encontro no Pro-
grama de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/
FURG), pedagogas exercendo três papéis diferentes: uma
educadora/orientadora, uma doutoranda e outra mestran-
da, ambas as envolvidas e atuantes na educação já que, a
formação permanente é o que nos move e instiga a sempre
buscar mais, como diria Freire (2011) buscar o inédito-viável.
O artigo é um estudo acerca da nossa trajetória ali-
cerçada pela base metodológica freiriana que é a teoria do
conhecimento, que precisa e deve ser compartilhada afinal,