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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

o pensamento? Elas são antagônicas, a prática muda a rea-

lidade e assim, nós precisamos praticar para que mude o

mundo, a incidência da ação é a realidade a ser trans/forma-

da no e com os educandos e os educadores.

Na compreensão dialética um reflete no outro: con-

teúdo e forma, discurso e ação, teoria e prática, sendo prá-

xis. Ensinar exige alegria e esperança. A expectativa é fun-

damental, o pedagogo precisa e deve ter esperança já que,

propomos a mudança. Decidir é romper e para isso é preciso

correr riscos: “o educando que exercita sua liberdade ficará

tão mais livre quanto mais eticamente vai assumindo a res-

ponsabilidade de suas ações” (FREIRE, 2014, p. 93). Se torcer

os livros de Freire vai cair esperança e amor no e com o

mundo e os homens sendo assim, precisamos mais, muito

mais nos encharcar em e com Freire.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada no artigo é um relato de ex-

periência de três pedagogas, formadas nos anos 2005, 2011

e 2017, ambas as pela Universidade Federal do Rio Grande

(FURG). Pelas e com as mãos de pedagogas é que esse rela-

to de experiência foi escrito, formadas em anos diferentes,

exatamente seis anos a mais cada uma. Pedagogas enga-

jadas em prol da educação já que, frequentamos a escola

pública desde o ensino básico até a tão sonhada vaga no

ensino superior, nós acreditamos e lutamos pela educação

e, não poderia ser diferente já que somos o legado freiriano.

Nossa trajetória foi marcada por um encontro no Pro-

grama de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/

FURG), pedagogas exercendo três papéis diferentes: uma

educadora/orientadora, uma doutoranda e outra mestran-

da, ambas as envolvidas e atuantes na educação já que, a

formação permanente é o que nos move e instiga a sempre

buscar mais, como diria Freire (2011) buscar o inédito-viável.

O artigo é um estudo acerca da nossa trajetória ali-

cerçada pela base metodológica freiriana que é a teoria do

conhecimento, que precisa e deve ser compartilhada afinal,