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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

digital; da emancipação feminina; das novas construções fa-

miliares e do posicionamento firme e questionador dos edu-

candos em sala de aula e em outros espaços. Enfim, todo esse

emaranhado de situações novas contribui para um novo (re)

pensar sobre as práticas pedagógicas exercidas.

Nosso papel, de pedagogas é muito, muito mais do

que corrigir atividades, ajudamos a enfrentar e lidar com si-

tuações problemas, a teoria de emancipação, da superação,

ou seja, não é apontar as falhas, mas, fortalecer uma parceria

no e com o coletivo. Enquanto, pedagogos devemos buscar

soluções ao mediar os conhecimentos, não é ficar apontan-

do o dedo e esquecer que outros três apontam para nós,

precisamos (re)pensar possibilidades pela e com a mediação

pedagógica.

Alguns elementos são fundamentais para a mediação

pedagógica, são eles: a sensibilização, a flexibilidade, o res-

peito, a confiança, a relação de apoio, o diálogo, a escu-

ta e a reflexão. Então, ser pedagogo(a) é esse processo de

constituição da identidade docente, na graduação tivemos

os primeiros elementos que são os saberes, no decorrer

precisamos desenvolver as competências que é a mediação

pedagógica, necessárias e indispensáveis na trans/formação

dos(as) pedagogos(as).

RESULTADOS ALCANÇADOS

O entrelace problematizado ao longo da escrita abor-

dou duas perspectivas: o papel do pedagogo e a formação

permanente, considerando que ambas as temáticas estão

interligadas na prática diária do profissional da educação

e na vida social dos indivíduos. Ser pedagogo só acontece

no exercício da atuação docente ao vivenciar e experienciar

os processos e tempos educativos através, da dialogicidade

e das reflexões ao problematizar com os educandos assim,

iremos traçar caminhos para uma educação mais justa e

igualitária para a sociedade.

A formação teórica e prática do pedagogo são indis-

pensáveis para o exercício da docência, já que concluir a