XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1287
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
digital; da emancipação feminina; das novas construções fa-
miliares e do posicionamento firme e questionador dos edu-
candos em sala de aula e em outros espaços. Enfim, todo esse
emaranhado de situações novas contribui para um novo (re)
pensar sobre as práticas pedagógicas exercidas.
Nosso papel, de pedagogas é muito, muito mais do
que corrigir atividades, ajudamos a enfrentar e lidar com si-
tuações problemas, a teoria de emancipação, da superação,
ou seja, não é apontar as falhas, mas, fortalecer uma parceria
no e com o coletivo. Enquanto, pedagogos devemos buscar
soluções ao mediar os conhecimentos, não é ficar apontan-
do o dedo e esquecer que outros três apontam para nós,
precisamos (re)pensar possibilidades pela e com a mediação
pedagógica.
Alguns elementos são fundamentais para a mediação
pedagógica, são eles: a sensibilização, a flexibilidade, o res-
peito, a confiança, a relação de apoio, o diálogo, a escu-
ta e a reflexão. Então, ser pedagogo(a) é esse processo de
constituição da identidade docente, na graduação tivemos
os primeiros elementos que são os saberes, no decorrer
precisamos desenvolver as competências que é a mediação
pedagógica, necessárias e indispensáveis na trans/formação
dos(as) pedagogos(as).
RESULTADOS ALCANÇADOS
O entrelace problematizado ao longo da escrita abor-
dou duas perspectivas: o papel do pedagogo e a formação
permanente, considerando que ambas as temáticas estão
interligadas na prática diária do profissional da educação
e na vida social dos indivíduos. Ser pedagogo só acontece
no exercício da atuação docente ao vivenciar e experienciar
os processos e tempos educativos através, da dialogicidade
e das reflexões ao problematizar com os educandos assim,
iremos traçar caminhos para uma educação mais justa e
igualitária para a sociedade.
A formação teórica e prática do pedagogo são indis-
pensáveis para o exercício da docência, já que concluir a