XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1293
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
ciatura em Computação, visando oportunizar aos acadêmi-
cos, um espaço de pesquisa e produção de conhecimento,
acerca do contexto educacional local e regional, articulando
os desafios da informática na educação e o ensino da com-
putação, aliado ao compromisso com a construção da iden-
tidade do Licenciado em Computação.
A PECC é um importante componente curricular, que
aproxima os estudantes do Curso de Licenciatura, dos refe-
renciais teóricos e políticos, e, também, da realidade educa-
cional, pois como afirmava Freire (1996, p.38):
[...] na formação permanente dos professores, o
momento fundamental é o da reflexão crítica sobre
a prática. É pensando criticamente a prática de hoje
ou de ontem que se pode melhorar a próxima práti-
ca. O próprio discurso teórico, necessário à reflexão
crítica tem de ser de tal modo concreto que quase
se confunda com a prática.
Na verdade, essa atividade, se reveste do compromis-
so do Instituto em formar professores inovadores e progres-
sistas: “Meu papel de professor progressista não é apenas o
de ensinar Matemática ou Ciências Biológicas, mas sim, tra-
tando a temática que é, de um lado objeto de meu ensino,
de outro, da aprendizagem do aluno, ajudá-lo a reconhe-
cer-se como arquiteto de sua própria prática cognoscitiva”
(FREIRE, 1996, p.124).
Nesse sentido, vale ressaltar a lei de criação dos Ins-
titutos Federais Lei nº 11.892/2008, que em seu artigo 7º
apresenta os objetivos da instituição, entre eles, ministrar
em nível de educação superior, cursos de licenciatura, bem
como programas especiais de formação pedagógica, com
vistas na formação de professores para a educação básica,
sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a edu-
cação profissional. (BRASIL, 2008).
REFERENCIAL TEÓRICO
O Fórum Paulo Freire tradicionalmente oportuniza aos
educadores aprofundar concepções do campo da educação,