XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1295
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
desenvolve projetos interdisciplinares, com o objetivo de
formar profissionais preparados para transformar a realida-
de educacional do país, indiscutivelmente convictos de que
“a mudança é difícil, mas é possível” (FREIRE, 1996, p.76).
É oportuno analisar importante concepção da teoria
Freireana:
Por isso, é fundamental que, na prática da forma-
ção docente, o aprendiz de educador assuma que
o indispensável pensar certo não é presente dos
deuses nem se acha nos guias de professores que
iluminados intelectuais escrevem desde o centro do
poder, mas, pelo contrário, o pensar certo que su-
pera o ingênuo tem que ser produzido pelo próprio
aprendiz em comunhão com o professor formador.
(FREIRE, 1996, p.22).
Este princípio Freireano remete a pensar que nos cur-
sos de Licenciatura que formam professores é essencial o
diálogo entre discentes em formação e o professor forma-
dor. A Prática Enquanto Componente Curricular, oportuni-
za aos acadêmicos do curso estudos e análise de questões
epistemológicas, e políticas no intuito de revelar a rigorosi-
dade com a formação de professores cada vez mais com-
prometidos com o desenvolvimento humano, e na constru-
ção da cidadania.
Dentro deste âmbito político epistemológico da for-
mação de aprendizes educadores é imprescindível pensar:
“Daí, a necessidade que se impõe de superar a situação
opressora. Isto implica num reconhecimento critico, na “ra-
zão” desta situação, para que, através de uma ação trans-
formadora que incida sobre ela, se instaure uma outra, que
possibilite aquela busca do ser mais.”(FREIRE, 1982, p.35).
Acreditar no potencial ou na força do processo de
educação é o grande convite que Freire faz aos educadores,
chamando a atenção a respeito do verdadeiro papel do pro-
fessor no contexto atual: Compromisso com a humanização
e com a própria existência humana. A PECC de forma per-
manente, destaca que o profissional de educação necessita
assumir um compromisso com a formação de sujeitos cada