Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1298 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1298 / 2428 Next Page
Page Background

1298

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Num segundo momento, foi desenvolvida uma pes-

quisa qualitativa. Os pesquisadores da área de educação

vêm, já há muitos anos, demonstrando interesse pelo uso

das metodologias qualitativas.

Alves Mazzotti e Gewandsznajder (1998, p.131), apre-

sentam as pesquisas qualitativas “partem do pressuposto de

que as pessoas agem em função de suas crenças, percep-

ções, sentimentos e valores e que seu comportamento tem

sempre um sentido, um significado que não se dá a conhe-

cer de modo imediato, precisando ser desvelado.”

A Pesquisa qualitativa, foi realizada com foco na cons-

tituição da identidade do Licenciado em Computação, seus

desafios cotidianos e o compromisso com a inovação dos

processos educacionais, aliando informática à educação e o

ensino da computação.

Os acadêmicos foram orientados a realizar entrevistas

com profissionais, como gestores e docentes, das escolas

públicas, que já atuam na educação básica, identificando: os

desafios cotidianos, concepções e princípios construídos a

respeito da construção da identidade docente, bem como, da

informática na educação e do ensino da computação. E, nesse

contexto, como o Licenciado em Computação pode assumir

o compromisso com a inovação dos processos educacionais.

Os sujeitos pesquisados, gestores e professores das

escolas públicas do município de Santo Ângelo/RS e região,

foram orientados quanto a participação no trabalho de pes-

quisa, para tanto, assinaram um termo de compromisso livre

e esclarecido, onde constava os objetivos do projeto e a re-

levância para o campo da educação.

O Problema de Pesquisa que orientou a proposta está

assim definido: Como a informática e o ensino da compu-

tação, estão presentes na educação básica da rede pública

e privada das escolas do município de Santo Ângelo? Quais

são às concepções e os princípios que precisam pautar o

trabalho do Licenciado em Computação?

A centralidade da proposta era de construir um diag-

nóstico do contexto local e regional, tendo como foco a in-