1298
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Num segundo momento, foi desenvolvida uma pes-
quisa qualitativa. Os pesquisadores da área de educação
vêm, já há muitos anos, demonstrando interesse pelo uso
das metodologias qualitativas.
Alves Mazzotti e Gewandsznajder (1998, p.131), apre-
sentam as pesquisas qualitativas “partem do pressuposto de
que as pessoas agem em função de suas crenças, percep-
ções, sentimentos e valores e que seu comportamento tem
sempre um sentido, um significado que não se dá a conhe-
cer de modo imediato, precisando ser desvelado.”
A Pesquisa qualitativa, foi realizada com foco na cons-
tituição da identidade do Licenciado em Computação, seus
desafios cotidianos e o compromisso com a inovação dos
processos educacionais, aliando informática à educação e o
ensino da computação.
Os acadêmicos foram orientados a realizar entrevistas
com profissionais, como gestores e docentes, das escolas
públicas, que já atuam na educação básica, identificando: os
desafios cotidianos, concepções e princípios construídos a
respeito da construção da identidade docente, bem como, da
informática na educação e do ensino da computação. E, nesse
contexto, como o Licenciado em Computação pode assumir
o compromisso com a inovação dos processos educacionais.
Os sujeitos pesquisados, gestores e professores das
escolas públicas do município de Santo Ângelo/RS e região,
foram orientados quanto a participação no trabalho de pes-
quisa, para tanto, assinaram um termo de compromisso livre
e esclarecido, onde constava os objetivos do projeto e a re-
levância para o campo da educação.
O Problema de Pesquisa que orientou a proposta está
assim definido: Como a informática e o ensino da compu-
tação, estão presentes na educação básica da rede pública
e privada das escolas do município de Santo Ângelo? Quais
são às concepções e os princípios que precisam pautar o
trabalho do Licenciado em Computação?
A centralidade da proposta era de construir um diag-
nóstico do contexto local e regional, tendo como foco a in-