Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1301 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1301 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1301

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

tidiano pelos educadores, que lutam para garantir a qualida-

de da educação pública.

O estudo permitiu conhecer a realidade das institui-

ções educacionais e os desafios para inserir no contexto

educacional, as tecnologias de informação e comunicação. A

apropriação dessa realidade, oferece indicativos para enten-

der como funciona a inserção da tecnologias dentro desses

espaços. A pesquisa proporcionou compreender que a falta

de formação dos professores para o uso das tecnologias,

não é somente uma questão de “Governo”, mas também,

uma questão pessoal, de cada profissional, que também

precisa assumir sua formação continuada, para que tenham

elementos para aprimorar sua prática educativa. Foi cons-

tatado que são oportunizados momentos de formação aos

docentes, com o tema das Tecnologias de informação e co-

municação na educação. Porém, ainda há muita resistência,

por parte dos profissionais. Certamente o trabalho do Licen-

ciado em Computação também é de motivar e esclarecer

quanto ao uso das tecnologias com fins pedagógicos.

Na educação básica do município de Santo Ângelo,

a informática e o ensino da computação presentes, encon-

tram-se ainda em passos lentos, em algumas escolas, e, em

ouras, profissionais que ariscam alguns movimentos impor-

tante de inserir o uso das tecnologias, para ensinar.

Foi evidenciado também, instituições com bons labo-

ratórios, porém, que na maior parte do tempo, ficam fecha-

dos, por falta de profissionais de apoio aos professores, que

em sua maioria, sentem-se inseguros de desenvolver sua

aula, de forma solitária, nos laboratórios. Outros estabele-

cimentos de ensino, com laboratórios de informática sem

condições de uso pelo alunos ou professores. Sintetizando,

é possível afirmar que, em geral a maioria dos educadores,

necessitam de uma formação mais específica para inserir as

tecnologias educacionais no cotidiano de seu trabalho.

Em geral o Projeto Político Pedagógico das escolas

investigadas, não faziam referência ao uso das Tecnologias

de Informação e Comunicação, fato que também chamou

a atenção dos Licenciados em Computação em formação,