XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
tidiano pelos educadores, que lutam para garantir a qualida-
de da educação pública.
O estudo permitiu conhecer a realidade das institui-
ções educacionais e os desafios para inserir no contexto
educacional, as tecnologias de informação e comunicação. A
apropriação dessa realidade, oferece indicativos para enten-
der como funciona a inserção da tecnologias dentro desses
espaços. A pesquisa proporcionou compreender que a falta
de formação dos professores para o uso das tecnologias,
não é somente uma questão de “Governo”, mas também,
uma questão pessoal, de cada profissional, que também
precisa assumir sua formação continuada, para que tenham
elementos para aprimorar sua prática educativa. Foi cons-
tatado que são oportunizados momentos de formação aos
docentes, com o tema das Tecnologias de informação e co-
municação na educação. Porém, ainda há muita resistência,
por parte dos profissionais. Certamente o trabalho do Licen-
ciado em Computação também é de motivar e esclarecer
quanto ao uso das tecnologias com fins pedagógicos.
Na educação básica do município de Santo Ângelo,
a informática e o ensino da computação presentes, encon-
tram-se ainda em passos lentos, em algumas escolas, e, em
ouras, profissionais que ariscam alguns movimentos impor-
tante de inserir o uso das tecnologias, para ensinar.
Foi evidenciado também, instituições com bons labo-
ratórios, porém, que na maior parte do tempo, ficam fecha-
dos, por falta de profissionais de apoio aos professores, que
em sua maioria, sentem-se inseguros de desenvolver sua
aula, de forma solitária, nos laboratórios. Outros estabele-
cimentos de ensino, com laboratórios de informática sem
condições de uso pelo alunos ou professores. Sintetizando,
é possível afirmar que, em geral a maioria dos educadores,
necessitam de uma formação mais específica para inserir as
tecnologias educacionais no cotidiano de seu trabalho.
Em geral o Projeto Político Pedagógico das escolas
investigadas, não faziam referência ao uso das Tecnologias
de Informação e Comunicação, fato que também chamou
a atenção dos Licenciados em Computação em formação,