XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1305
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
PESQUISA-FORMAÇÃO E
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: DA
AUTOFORMAÇÃO DO EDUCADOR
Adriana Salete Loss
1
Mônica Riet Goulart
2
INTRODUÇÃO
As teorias e correntes pedagógicas tecemmuitos olha-
res sobre a ação educativa, consequentemente, almejam
mudanças no fazer docente. Assim, o cotidiano da prática
docente exige autonomia intelectual, concepção ontológica
e epistemológica crítica, e comprometimento ético, social,
político e profissional nos fazeres pedagógicos.
Nesse sentido, Freire em sua literatura nos provoca
para uma constante reflexão sobre os fazeres pedagógicos
do educador, estes permeados pela práxis, articulação en-
tre a teoria e a prática, e pelos princípios da pedagogia da
autonomia e das diferenças. Para tal, Josso (2004) salienta a
importância de processos autoformativos, em que o diálogo
e a reflexão são elementos fundamentais para a formação
do educador.
Por isso, nos propomos discutir a pesquisa-formação
e a pedagogia da autonomia como proposta mediadora
para os processos formativos e educativos à formação inicial
e continuada dos educadores, com base em Josso (2004) e
Freire (1996).
No decorrer deste trabalho, apresentamos os aspec-
tos singulares sobre a pesquisa-formação na perspectiva
1
Pós-Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de
Lisboa. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul, com estágio no exterior. Atualmente, professora adjunta da
Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus Erechim/RS. E-mail:
adriloss@uffs.edu.br2
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul – PUCRS. Coordenadora Pedagógica do Colégio da Imaculada /
Associação de Educação Franciscana da Penitência e Caridade Cristã – AE-
FRAN/PCC. Canoas - RS. E-mail:
m.riet@terra.com.br