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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

um aprendizado em que o aprendiz não se tornou

capaz de recriar ou de refazer o ensinado, em que

o ensinado que não foi apreendido não pode ser

realmente aprendido pelo aprendiz.

Os postulados da Pedagogia da Autonomia nos mos-

tram que necessitamos estar constantemente em intera-

ção com o outro. O outro nos move, nos faz rever o que

nos constitui e estabelece junto com o outro justamente o

acolhimento do diferente, da diversidade, da reinvenção da

condição humana. É a compreensão singular que estaremos

sempre nos refazendo, nos reinventando e nos re-formando

e sendo a partir do outro.

PROPOSTA METODOLÓGICA DO ESTUDO

Para Ludke e André (1986, p. 2), a pesquisa é “[...] fruto

da curiosidade, da inquietação, da inteligência e da ativida-

de investigativa dos indivíduos, a partir e em comunicação

do que já foi elaborado e sistematizado pelos que trabalha-

ram o assunto anteriormente”.

Assim, constituiu-se este estudo, com base em refle-

xões sobre a formação inicial e continuada do educador vol-

tada para processos autoformativos, com ênfase na pesqui-

sa-formação, conforme Josso (2004) e para a práxis peda-

gógica mobilizada pelos princípios da autonomia, conforme

Freire (1996).

A pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativa

teve como procedimento o estudo bibliográfico que segun-

do Severino (2007, p. 134):

A bibliografia como técnica tem por objetivo a des-

crição e a classificação dos livros e documentos si-

milares, segundo critérios tais como autor, gênero

literário, conteúdo temático, data, etc. Dessa técnica

resultam

repertórios, boletins, catálogos bibliográfi-

cos.

E é a eles que se deve recorrer quando se visa

elaborar a bibliografia especial referente ao tema

do trabalho. Fala-se de bibliografia especial por-

que a escolha das obras deve ser criteriosa, retendo

apenas aquelas que interessam ao assunto tratado.