XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
um aprendizado em que o aprendiz não se tornou
capaz de recriar ou de refazer o ensinado, em que
o ensinado que não foi apreendido não pode ser
realmente aprendido pelo aprendiz.
Os postulados da Pedagogia da Autonomia nos mos-
tram que necessitamos estar constantemente em intera-
ção com o outro. O outro nos move, nos faz rever o que
nos constitui e estabelece junto com o outro justamente o
acolhimento do diferente, da diversidade, da reinvenção da
condição humana. É a compreensão singular que estaremos
sempre nos refazendo, nos reinventando e nos re-formando
e sendo a partir do outro.
PROPOSTA METODOLÓGICA DO ESTUDO
Para Ludke e André (1986, p. 2), a pesquisa é “[...] fruto
da curiosidade, da inquietação, da inteligência e da ativida-
de investigativa dos indivíduos, a partir e em comunicação
do que já foi elaborado e sistematizado pelos que trabalha-
ram o assunto anteriormente”.
Assim, constituiu-se este estudo, com base em refle-
xões sobre a formação inicial e continuada do educador vol-
tada para processos autoformativos, com ênfase na pesqui-
sa-formação, conforme Josso (2004) e para a práxis peda-
gógica mobilizada pelos princípios da autonomia, conforme
Freire (1996).
A pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativa
teve como procedimento o estudo bibliográfico que segun-
do Severino (2007, p. 134):
A bibliografia como técnica tem por objetivo a des-
crição e a classificação dos livros e documentos si-
milares, segundo critérios tais como autor, gênero
literário, conteúdo temático, data, etc. Dessa técnica
resultam
repertórios, boletins, catálogos bibliográfi-
cos.
E é a eles que se deve recorrer quando se visa
elaborar a bibliografia especial referente ao tema
do trabalho. Fala-se de bibliografia especial por-
que a escolha das obras deve ser criteriosa, retendo
apenas aquelas que interessam ao assunto tratado.