XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
Desse modo, durante a pesquisa-formação, os par-
ticipantes do processo formativo vivenciam momentos de
aprendizagem que são definidas por Josso (2004) como: do
distanciamento, da implicação, da responsabilização e da in-
tersubjetividade. Pois, para a autora: “A experiência, as expe-
riências de vida de um indivíduo são formadoras na medida
em que, a priori ou a posteriori, é possível explicitar o que
foi aprendido [...], em termos de capacidade, de saber-fazer,
de saber pensar e saber situar-se” (JOSSO, 2004, p. 234-235).
Para compreendermos a construção de experiências
formadoras, precisamos elencar três modalidades de elabo-
ração, assim especificadas por Josso (2004, p.51):
a.
“ter experiências” é viver situações e
acontecimentos durante a vida, que se
tornam significativos, mas sem tê-los
provocado.
b.
“fazer experiências” são as vivências de
situações e acontecimentos que nós
próprios provocamos, isto é, somos nós
mesmos que criamos, de propósito, as
situações para fazer experiências.
c.
“pensar sobre as experiências”, tanto
aquelas que tivemos sem procurá-las
(modalidade a), quanto aquelas que
nós mesmos criamos (modalidade
b).As práticas de vivências, então, para
a constituição de experiências forma-
doras, requerem situações de interação
do sujeito consigo mesmo, com os ou-
tros, com o ambiente natural ou com
as coisas, as quais constituirão os as-
pectos interpretativos do processo de
formação.
Para Josso (2004), as etapas que constituem a pes-
quisa-formação, na prática de seminários, são: a apresen-
tação da proposta, as informações, discussão e negociação,
a narrativa oral e os comentários e análises das narrativas
escritas. A partir dessas etapas facultadas aos participantes,
possibilitamos o desenvolvimento da capacidade de autor-