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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

diálogo crítico e pelo processo de autonomia. Nesse sentido,

Freire (1996), dá destaque a três dimensões importantes:

a. “não há docência sem discência”

- nesta dimensão é necessário consi-

derar que ensinar exige rigorosidade

metódica, pesquisa, respeito aos sabe-

res dos educandos, criticidade, estética

e ética, a corporeificação das palavras

pelo exemplo, risco, aceitação do novo

e rejeição a qualquer forma de discri-

minação, reflexão crítica sobre a prática

e o reconhecimento e a assunção da

identidade cultural.

b. “ensinar não é transferir conheci-

mento”

– nesta dimensão é necessário

considerar que ensinar exige consciên-

cia do inacabamento, o reconheci-

mento de ser condicionado, respeito à

autonomia do ser do educando, bom

senso, humildade, tolerância e luta em

defesa dos direitos dos educadores,

apreensão da realidade, alegria e espe-

rança, a convicção de que a mudança é

possível e curiosidade.

c. “ensinar é uma especificidade huma-

na”

– nesta dimensão é necessário con-

siderar que ensinar exige segurança,

competência profissional e generosida-

de, comprometimento, compreender

que a educação é uma forma de inter-

venção no mundo, liberdade e autori-

dade, tomada consciente de decisões,

saber escutar, reconhecer que a educa-

ção é ideológica, disponibilidade para

o diálogo e querer bem aos educandos.

Ainda, Freire (1996, p. 11) afirma que a docência “en-

volve uma convivência amorosa”.

Nessa perspectiva, a pesquisa-formação propicia a

mediação dos processos dialógicos, da construção da auto-

nomia e da presença da Pedagogia das diferenças e do afe-

to. Também, compreende que a incerteza e o inacabamento