XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
diálogo crítico e pelo processo de autonomia. Nesse sentido,
Freire (1996), dá destaque a três dimensões importantes:
a. “não há docência sem discência”
- nesta dimensão é necessário consi-
derar que ensinar exige rigorosidade
metódica, pesquisa, respeito aos sabe-
res dos educandos, criticidade, estética
e ética, a corporeificação das palavras
pelo exemplo, risco, aceitação do novo
e rejeição a qualquer forma de discri-
minação, reflexão crítica sobre a prática
e o reconhecimento e a assunção da
identidade cultural.
b. “ensinar não é transferir conheci-
mento”
– nesta dimensão é necessário
considerar que ensinar exige consciên-
cia do inacabamento, o reconheci-
mento de ser condicionado, respeito à
autonomia do ser do educando, bom
senso, humildade, tolerância e luta em
defesa dos direitos dos educadores,
apreensão da realidade, alegria e espe-
rança, a convicção de que a mudança é
possível e curiosidade.
c. “ensinar é uma especificidade huma-
na”
– nesta dimensão é necessário con-
siderar que ensinar exige segurança,
competência profissional e generosida-
de, comprometimento, compreender
que a educação é uma forma de inter-
venção no mundo, liberdade e autori-
dade, tomada consciente de decisões,
saber escutar, reconhecer que a educa-
ção é ideológica, disponibilidade para
o diálogo e querer bem aos educandos.
Ainda, Freire (1996, p. 11) afirma que a docência “en-
volve uma convivência amorosa”.
Nessa perspectiva, a pesquisa-formação propicia a
mediação dos processos dialógicos, da construção da auto-
nomia e da presença da Pedagogia das diferenças e do afe-
to. Também, compreende que a incerteza e o inacabamento