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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

reflexão, capacidade de implicação correlata a um empenho

responsável e a capacidade de comunicação em situação de

confrontação intersubjetiva. Conforme Josso (2004), essas

capacidades são exercidas e desenvolvem-se em três tem-

pos: na narrativa oral, na narrativa escrita e na interpretação

intersubjetiva.

A pesquisa-formação possibilita ao sujeito participan-

te o aprender a expor as suas sensibilidades, a aprofundar

as relações entre pensar, escrever e viver, e a tornar-se mais

conscientemente responsável pelo sentido conferido às

buscas que animam a sua vida e responsável pelas valoriza-

ções que a orientam.

A metodologia, pesquisa-formação, além de ser um

instrumento de investigação é ao mesmo tempo um ins-

trumento pedagógico que constitui uma íntima imbricação

entre pesquisador e narrador, na perspectiva educativa de

autoformação. O essencial do trabalho da pesquisa-forma-

ção, de acordo com Josso (2004), reside na formulação de

questões que permitem a cada participante colocar em mo-

vimento o seu próprio questionamento.

Desse modo, processos autoformativos possibilitam,

aos sujeitos, vivências de troca de conhecimento, de reco-

nhecimento e de compreensão dos pensamentos, senti-

mentos e ações que fazem parte do viver cotidiano. Assim,

tais vivências têm o intuito de constituir-se em experiências

que propiciassem a busca de respostas à pergunta que per-

faz a existência humana: “Como posso ir de onde estou para

onde quero estar?” (PIERRAKOS, 1990, p.14). A organização

da ação pedagógica de autoformação constitui-se em pro-

cesso de socialização das experiências interiorizadas, segui-

das da autorreflexão.

Por meio da escuta atenta aos discursos dos partici-

pantes é orientada a compreensão dos sentidos construí-

dos, individualmente, pelos sujeitos no processo existencial.

Assim, a atuação do orientador-mediador (o sujeito pesqui-

sador) constitui-se na perspectiva da provocação e interro-

gação durante os discursos.