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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dos estudos de Josso e a relação entre a construção da au-
tonomia, objeto dos estudos de Freire, para a autoformação
do ser educador.
PROCESSOS DE AUTOFORMAÇÃO DO SER EDUCADOR
Na modalidade pesquisa-formação, de acordo com
Josso (2004), a pessoa é, simultaneamente, objeto e sujeito
da formação. Assim, o pesquisador-formador tem a função
de mobilizar os sujeitos (objetos da pesquisa) para a capa-
cidade reflexiva.
Ao sujeito da pesquisa é possibilitado a reflexão de
si mesmo, na dinâmica da auto-observação, para o alarga-
mento das capacidades de autonomização, de iniciativa e
criatividade. Conforme Josso (2004, p. 191,) o trabalho de
autoformação:
desemboca na compreensão de que a procura de
uma autonomização do pensamento, e a constru-
ção de uma subjetividade autêntica passam por co-
locar em prática um projeto de si como autor-pes-
quisador por meio da reinterpretação, para si, das
valorizações simbólicas coletivas e dos múltiplos
referenciais para o sujeito pensar a sua vida.
A pesquisa-formação como dispositivo educativo pro-
põe a orientação dos sujeitos à produção de conhecimento
e do projeto de formação. Nesse sentido, o pesquisador-
-formador instiga o sujeito à construção do projeto de for-
mação que dá sentido ao seu ato de aprender, no formar-se
e transformar-se como pessoa.
Para Josso (2004), o projeto de formação constituído
pelo sujeito e mediado pelo pesquisador-formador, a partir
de estratégias instigadoras das experiências, requer a ação
de projeção. O processo de projeção é constituído pelo ato
de aprender a descobrir novos meios de pensar e de fazer
diferente. Assim, como metodologia, a pesquisa-formação
tem o objetivo de mobilizar a subjetividade e intersubjeti-
vidade dos sujeitos como modo de produção do saber-ser,
saber-fazer e saber pensar socioculturais.