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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A metodologia adotada para este trabalho, realizou-

-se por meio da de estudos, leituras e pesquisas na literatura

específica de Josso (2004) e Paulo Freire (1996), de modo a

apresentar algumas reflexões que apontem para a presença

da pesquisa-formação na formação inicial e continuada do

educador, a qual seja permeada pela metodologia da nar-

rativa, que tem como intenção a prática da autonomia, da

consciência crítica e do diálogos para construção de saberes.

DA PESQUISA-FORMAÇÃO E DA PEDAGOGIA DA

AUTONOMIA: PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMATIVOS

Precisamos reconhecer que nós educadores, de acor-

do com Canário (2005), passamos da escola “num tempo

de certezas” e da escola “num tempo de promessas” para a

escola “num tempo de incertezas”, em que somos desafia-

dos a propiciar situações que os alunos se “transformem em

pessoas inteiras”.

A pesquisa-formação, como dimensão metodológica

para a formação inicial e continuada do educador objeti-

va projetar-se no “trabalhar pelo pensar bem”, como afirma

Morin (2007). Trabalhar para pensar bem significa começar-

mos a nos indagar: “[...] como sair da pré-história do espírito

humano? Como sair da nossa barbárie civilizada?” (MORIN,

2007, p. 87).

Nesse sentido, precisamos ousar na formação inicial

e continuada do educador, promovendo a busca de si e de

nós, a busca da felicidade, a busca de conhecimento e a bus-

ca de sentido, conforme Josso (2004), de modo a possibili-

tar a vivência, a reflexão e a projeção de experiências. De

modo que, a escola se comprometa com ações pedagógicas

estimuladoras da arte do saber viver, pois conforme Morin

(2007, p. 141), “se praticarmos a dupla compreensão (de si e

do outro), podemos começar a viver [...]. Em última instância

[...], a sabedoria deve incorporar a auto-ética, a auto-análise

e a autocrítica [...]”.

A pesquisa-formação mostra-nos que a autoformação

envolve todos os educadores e educandos, mediatizados pelo