1312
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A metodologia adotada para este trabalho, realizou-
-se por meio da de estudos, leituras e pesquisas na literatura
específica de Josso (2004) e Paulo Freire (1996), de modo a
apresentar algumas reflexões que apontem para a presença
da pesquisa-formação na formação inicial e continuada do
educador, a qual seja permeada pela metodologia da nar-
rativa, que tem como intenção a prática da autonomia, da
consciência crítica e do diálogos para construção de saberes.
DA PESQUISA-FORMAÇÃO E DA PEDAGOGIA DA
AUTONOMIA: PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMATIVOS
Precisamos reconhecer que nós educadores, de acor-
do com Canário (2005), passamos da escola “num tempo
de certezas” e da escola “num tempo de promessas” para a
escola “num tempo de incertezas”, em que somos desafia-
dos a propiciar situações que os alunos se “transformem em
pessoas inteiras”.
A pesquisa-formação, como dimensão metodológica
para a formação inicial e continuada do educador objeti-
va projetar-se no “trabalhar pelo pensar bem”, como afirma
Morin (2007). Trabalhar para pensar bem significa começar-
mos a nos indagar: “[...] como sair da pré-história do espírito
humano? Como sair da nossa barbárie civilizada?” (MORIN,
2007, p. 87).
Nesse sentido, precisamos ousar na formação inicial
e continuada do educador, promovendo a busca de si e de
nós, a busca da felicidade, a busca de conhecimento e a bus-
ca de sentido, conforme Josso (2004), de modo a possibili-
tar a vivência, a reflexão e a projeção de experiências. De
modo que, a escola se comprometa com ações pedagógicas
estimuladoras da arte do saber viver, pois conforme Morin
(2007, p. 141), “se praticarmos a dupla compreensão (de si e
do outro), podemos começar a viver [...]. Em última instância
[...], a sabedoria deve incorporar a auto-ética, a auto-análise
e a autocrítica [...]”.
A pesquisa-formação mostra-nos que a autoformação
envolve todos os educadores e educandos, mediatizados pelo