1316
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Freire em toda a sua trajetória de educador, sonha-
va com pessoas humanamente boas e que pelo pensar au-
tônomo transformasse o seu entorno. Josso nos propõe
algo além, deseja que todo educador possa, antes mesmo
de sê-lo em seu fazer cotidiano, ele possa compreender-se
como sujeito em autoformação contínua. A tessitura entre
ambos envolve um desejo de redimensionar os processos
educacionais, mas para tanto, é necessário que educado-
res possam reflexionar sobre sua condição humana e como
essa subjetividade pode contribuir na construção de um fa-
zer mais critico e autônomo, promovendo na ação cotidiana
essa mudança de paradigma e a constituição de um currícu-
lo que se faça inclusivo, a partir da experiência vivencial do
educador.
CONSIDERAÇÕES EM ABERTO
Almejamos contribuir na construção de um processo
autoformativo do educador que contemple a sua condição
humana, de autoformar-se e ampliar suas construções au-
tônomas, contudo as experiências cotidianas no universo
escolar, da ação docente, revelam muitos desafios.
Torna-se necessário, com urgência, por meio da Pes-
quisa-Formação suscitar nos educadores este olhar, essa
necessidade de participar dos processos de autocompreen-
são e autodescoberta de sua condição humana, para que ao
concluir a primeira etapa de sua formação, ele consiga per-
ceber que sua formação não está conclusa. Assim, os cursos
de formação inicial e continuada de educadores necessitam,
ainda, avançar em propostas autoformativas, de caráter dia-
lógico, político, social e humano.
O que nos parece ao longo da história da educação,
que muitos conhecimentos foram produzidos por homens
e mulheres de destaque no seio das escolas e das univer-
sidades, contudo ainda carecemos de educadores e educa-
doras que assumam plenamente o desafio de construir um
currículo que presentifique a experiência com base nas his-
tórias de vida dos sujeitos, nos princípios da pedagogia da