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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Freire em toda a sua trajetória de educador, sonha-

va com pessoas humanamente boas e que pelo pensar au-

tônomo transformasse o seu entorno. Josso nos propõe

algo além, deseja que todo educador possa, antes mesmo

de sê-lo em seu fazer cotidiano, ele possa compreender-se

como sujeito em autoformação contínua. A tessitura entre

ambos envolve um desejo de redimensionar os processos

educacionais, mas para tanto, é necessário que educado-

res possam reflexionar sobre sua condição humana e como

essa subjetividade pode contribuir na construção de um fa-

zer mais critico e autônomo, promovendo na ação cotidiana

essa mudança de paradigma e a constituição de um currícu-

lo que se faça inclusivo, a partir da experiência vivencial do

educador.

CONSIDERAÇÕES EM ABERTO

Almejamos contribuir na construção de um processo

autoformativo do educador que contemple a sua condição

humana, de autoformar-se e ampliar suas construções au-

tônomas, contudo as experiências cotidianas no universo

escolar, da ação docente, revelam muitos desafios.

Torna-se necessário, com urgência, por meio da Pes-

quisa-Formação suscitar nos educadores este olhar, essa

necessidade de participar dos processos de autocompreen-

são e autodescoberta de sua condição humana, para que ao

concluir a primeira etapa de sua formação, ele consiga per-

ceber que sua formação não está conclusa. Assim, os cursos

de formação inicial e continuada de educadores necessitam,

ainda, avançar em propostas autoformativas, de caráter dia-

lógico, político, social e humano.

O que nos parece ao longo da história da educação,

que muitos conhecimentos foram produzidos por homens

e mulheres de destaque no seio das escolas e das univer-

sidades, contudo ainda carecemos de educadores e educa-

doras que assumam plenamente o desafio de construir um

currículo que presentifique a experiência com base nas his-

tórias de vida dos sujeitos, nos princípios da pedagogia da